Dream Theater comemora 20 anos de “Scenes From A Memory” no Rio

dezembro 9th, 20190 Comments »Última Atualização: dezembro 9, 2019

Cobertura – Direto do Vivo Rio (RJ)

A banda americana de metal progressivo Dream Theater se apresentou para o público carioca, na noite de sexta-feira, 06 de dezembro. O show faz parte da turnê “The Distance Over Time Tour – Celebrating 20 Years of Scenes From A Memory”, que comemora os 20 anos do álbum Scenes From A Memory, e traz também músicas do disco mais recente, além de alguns dos hits de todos os tempos da banda.

O show começou pontualmente as 21h30 e teve duração de 3 horas. A apresentação foi divida em duas partes. Na primeira etapa, John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), James LaBrie (vocal), Jordan Rudess (teclado) e Mike Mangini (bateria) executaram as músicas do The Distance Over Time, 14º álbum de estúdio do Dream Theater, lançado em fevereiro de 2019 e produzido pelo guitarrista John Petrucci.

No vídeo que abre o show o personagem ícone do álbum atual seleciona momentos da discografia da banda, e a cada escolha mostrada no telão a plateia vai ao delírio e solta gritos de empolgação. O público presente, que alias lotou o Vivo Rio, cantou todas as canções do início ao fim, aplaudiu e se emocionou, acho até que vi umas lágrimas rolando aqui e ali.

Depois de mais ou menos 1 hora de uma apresentação estonteante, a banda faz um intervalo. Na volta, uma animação, simulando o cinema mudo, faz a introdução a tão esperada celebração dos 20 anos de Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory. No vídeo vemos a apresentação das personagens e da trama. Scenes é um disco conceitual, que conta a história de Nicholas e do mistério de sua vida passada como Victoria.

A partir daí, o show praticamente não tem interrupções, como numa projeção de cinema as músicas do álbum foram tocadas uma atrás da outra e o público acompanhou todas incluindo diálogos e trechos da narrativa. Scenes é um dos discos mais populares do Dream Theater e não fica difícil perceber isso do meio da multidão emocionada e empolgada, que estava ali para se deliciar com a possibilidade de ouvir na íntegra as músicas do seu álbum favorito. Esse também é o primeiro trabalho com Jordan Rudess no teclado e o legal é que, de vez em quando, ele lança mão da sua keytar e sai do seu posto até chegar a beira do palco para ser ovacionado pela plateia.

Impressionante o contraste da tranquilidade de John Petrucci enquanto toca as intricadas canções na sua guitarra. E eu ainda me surpreendo com a quantidade de cordas do baixo de Myung e da velocidade com que ele consegue tocar cada uma delas. LaBrie nem parece se cansar muito para atingir as notas mais agudas com sua voz. E o baterista Mike Mangini, bem, ouvi um fã comentando perto de mim que ele parece ser o cara mais feliz do mundo, sempre muito sorridente e simpático, e é mesmo.

Quando o show foi anunciado com três horas de duração vi muita gente pensando que seria cansativo, mas posso dizer que nem deu para perceber o tempo passando. É uma apresentação bem dinâmica, apesar de ser basicamente a banda tocando seu álbum mais popular para uma plateia apaixonada. De repente o show estava acabando e alguns fãs até ensaiaram um pedido para outro bis, mas rapidamente se deram por satisfeitos depois da clássica foto da banda com seu público.

A turnê em solo brasileiro, que também passou por Curitiba, São Paulo e Brasília, termina nesta terça (10) em Porto Alegre. E para quem ainda está em dúvida, vale muito mais a pena ir trabalhar na quarta-feira um pouco mais cansado que o normal do que perder a oportunidade de participar dessa celebração.

Setlist completo:

1- Untethered Angel
2- A Nightmare to Remember
3- Fall Into The Light
4- Barstool Warrior
5- In the Presence of Enemies, Part I
6- Pale Blue Dot
Intervalo
7- Regression
8- Overture 1928
9- Strange Déjà Vu
10- Through My Words
11- Fatal Tragedy
12- Beyond This Life
13- Through Her Eyes
14- Home
15- The Dance of Eternity
16- One Last Time
17- The Spirit Carries On
18- Finally Free
Bis
19- At Wit’s End

Por: Juliana Ferreira (Colaboradora RR)
Edição: Di Centurione e Alvara Bianca
Foto: Lucas Mourão Tavares (Divulgação)

« Best of Blues: fotos exclusivas de Zakk Wylde e Kenny Wayne Shepherd
Dez anos de Reduto do Rock e algumas notícias »

Categorias

Coberturas Shows & Eventos

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio