Uma viagem pelo universo dos Beatles na “Beatlemania Experience”, em Porto Alegre

maio 7th, 20180 Comments »Última Atualização: maio 13, 2018

Cobertura – Direto do Barra Shopping Sul (RS)

Um passo e entramos na Liverpool de 1957. Mais precisamente, seis de julho daquele ano, quando o jovem John Lennon, de 16 anos, se apresentava com sua primeira banda, The Quarrymen, na carroceria de um caminhão. Vemos o veículo estacionado com os instrumentos, um deles, curiosamente, é uma tábua de lavar roupa. Tem também a bateria com o logotipo da banda e um cubo com o desenho de notas musicais. Ao redor, prédios em tijolos avermelhados dão o tom da ambientação. Neste dia, Paul McCartney foi apresentado a Lennon. Primeiro e decisivo momento da história cujo desfecho todos conhecemos.

É assim que a Beatlemania Experience começa a nos contar os principais capítulos da mais notória banda de rock de todos os tempos. Ambientes foram recriados e, em uma verdadeira viagem pelo universo dos Beatles, nos tornamos testemunhas de cada acontecimento importante da sua trajetória.

O Cavern Club, o mais famoso palco que já recebeu o quarteto de Liverpool, é o segundo ambiente que pode ser visitado. O teto abobadado, o formato de arco na abertura que separa um ambiente e outro, a meia luz, as paredes de tijolinhos, as mesinhas e banquinhos de pub e, claro, o palco com os instrumentos da banda. Está tudo lá. Luzes circulares destacam fotos raras nas paredes do ambiente e ajudam a contar fatos desta fase.

Em seguida, entramos em um corretor com cabines do trem de A Hard Day’s Night. Poltronas confortáveis, bagageiro com malas antigas e, no lugar das janelas, telas dão vida à vista queque o grupo teria nas viagens entre Liverpool e Londres.

Se adentrar ambientes remontados já é uma experiência interessante, se sentir em um show é algo único. Quando entramos no local com a fachada do Shea Stadium, temos apenas uma sala preta. Mas, ao colocarmos os óculos de realidade virtual, entregues pela equipe da exposição, vivenciamos o primeiro show realizado em palco estadunidense. Em local privilegiado na arquibancada e uma visão de 360°, vemos John, Paul, George e Ringo no centro do estádio. “Twist and Shout” disputa nossos ouvidos com os gritos do restante do público, enlouquecido ao nosso redor.

A viagem segue até debaixo d’água, dentro do “Yellow Submarine”. Das janelas arredondadas, típicas deste tipo de navegação, podemos enxergar imagens psicodélicas que dá o tom desta fase. Réplicas das lendárias roupas do Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band também podem ser vistas nesta sala.

A faixa de pedestres mais famosa do mundo é mais uma experiência recriada. E, assim como acontece na original até hoje, a espera para a foto tradicional atravessando a rua é grande.

Em todos os ambientes, totens com vídeos e textos contam detalhes e curiosidades de cada fase, embalados por músicas em sintonia com o momento em questão. Réplicas de instrumentos, roupas, acessórios, capas de revistas e jornais da época, fotos autografadas, produtos diversos que levavam a marca dos Beatles e artigos de memorabilia em geral estão expostos.

Galeria de fotos exclusivas (clique nas setas ou na imagem):

Beatlemania Experience em POA (Exclusivas)

ALERTA SPOILER!

Se você quer conferir as melhores surpresas pessoalmente, pare de ler aqui. Se a curiosidade for maior, emocione-se à vontade.

A Beatlemania Experience reserva, ainda, uma sala dedicada a cada integrante, com painéis de parede inteira com fotos impactantes e instrumentos ou artigos que identifiquem cada um. Começamos por Paul, passamos por George, depois Ringo e, por fim, John. Nestes ambientes, ouvimos Imagine, que vai ficando em volume mais alto conforme nos aproximamos da sala final. Até então, parece que todas as surpresas já foram vistas e, agora, não teremos nada além de informações e imagens. Entramos no espaço dedicado a John, nos deparamos com ele em um painel enorme, viramos para a esquerda e vemos o totem com as informações, mas quando viramos para a esquerda, tudo muda. Damos de cara com o seu piano branco (réplica) e, sobre ele, um retrato do músico, três rosas vermelhas, que também perfumam o ambiente, e sua marca registrada, os óculos de formato redondo (réplica). A letra de Imagine ilustra a parede de fundo. Não há como conter a emoção. O corpo inteiro arrepia, o coração bate mais forte e as lágrimas surgem. Um grand finale certamente pensado de beatlemaníaco para beatlemaníaco.

Ao final, como é de praxe, há uma grande loja com camisetas, canecas, chaveiros e muitos outros artigos. Esta montagem de Porto Alegre conta ainda com estandes de dois grandes eventos gaúchos que homenageiam os Fab Four, o São Chico Beatle Weekend e o Beatles Festival. Este último preparou um quiz, vale a pena participar e ainda ganhar premiações exclusivas. Mas é importante estudar bem antes, as perguntas não estão para principiantes.

A Beatlemania Experience pode ser visitada em Porto Alegre até 12 de junho, no Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300), sempre de quinta a sábado, das 13h às 22h, e aos domingos até às 21h. Aos fins de semana, a exposição também vai contar com shows de bandas covers. A Beatlemania Experience na cidade é uma realização da Let It Be e do Barra Shopping Sul.

Por: Lisiane de Assis (Colaboradora RR)
Edição: Diego Centurione
Fotos: Renata Breier para Reduto do Rock

« Ozzy Osbourne, The Kooks e Living Colour no Brasil esta semana
Em São Paulo, Erasure garante flashback para os anos 80 »

Categorias

Coberturas Shows & Eventos

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio