João Kurk: a morte de um grande artista rock da noite paulista

agosto 17th, 20170 Comments »Última Atualização: setembro 20, 2017

Por: Malú Botelho / Fotos: Leandro Almeida
Colaboradores Reduto do Rock
Edição: Álvara Bianca e RR

Entre tantas perdas no meio musical nos últimos tempos, a morte aos 67 anos de João Kurk, no dia 11 de agosto, foi um choque para todos aqueles que acompanham o circuito rock nas noites paulistas.

O músico começou seu trabalho na década de 60, inspirado em bandas como Beatles e Rolling Stones, fazendo parte da banda de covers The Islanders. Em 1971 formou o grupo Utopia, que além de covers já apresentava composições próprias. Mas foi em 1973, juntamente com Roberto Lazzarani, Mozart Mello, João Ascenção e Jô Correia, que Kurk formou a Terreno Baldio, gravou dois discos e, assim como Os Mutantes e O Terço, apresentou o Rock Progressivo para o público brasileiro.

Dos anos 80 em diante, Kurk tomou gosto pelos covers, passou pelas bandas Rock Memory, Paris Supertamp, Rockover e Rockstock. Já em 2012, juntamente com o amigo e músico Douglas Coronel, formou a Mr Kurk da qual atualmente faziam parte João Kurk (vocais, guitarra, violão e gaita), Douglas Coronel (vocais e teclado), Carlos Zanin (vocais, guitarra e violão), Ed Carvalho (vocais e contrabaixo) e Luciano Gomes (vocais e bateria).

Mais do que um grande músico e compositor que fez história no rock do nosso país, João Kurk lotava casas noturnas, esbanjava energia e simpatia dentro e fora dos palcos, espalhava amigos por onde passava (como pudemos ver pelo número de fotos compartilhadas por fãs nas redes sociais nos últimos dias).

Como amante do rock’n'roll, e frequentadora assídua dos seus shows desde os 18 anos, deixo meu carinho e meu mais sincero agradecimento em nome de todos que, assim como eu, aprenderam tanto com você. Certamente canções como “Candy”, do Iggy Pop, e “Psycho Killer, do Talking Heads, entre tantas outras nunca mais serão ouvidas da mesma forma por nós.

Vá em paz João Kurk, fica aqui nossa homenagem.

« Fotos exclusivas do show do Anathema em São Paulo
Foo Fighters divulga clipe da nova música “The Sky Is A Neighborhood” »

Categorias

Destaque RIP

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio