Black Sabbath se despede dos fãs após quase 50 anos de história

fevereiro 8th, 20170 Comments »Última Atualização: fevereiro 8, 2017

Ozzy saindo do palco pela última vez na “The End Tour” do Sabbath

Chegou ao fim a turnê de despedida do Black Sabbath. Foram quase 50 anos de parceria com algumas mudanças ao longo do caminho, que se encerraram no dia 4 de fevereiro de 2017, em Birmingham (Reino Unido), terra natal dos precursores do heavy metal. Durante 2016, o grupo excursionou pelo mundo para se despedir dos seus fãs, incluindo os brasileiros que lotaram estádios no Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo, que contou com cobertura do Reduto do Rock (veja aqui).

Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler voltaram a rodar o mundo com o Black Sabbath desde a turnê do álbum 13, com Tommy Clufetos assumindo o desafio do posto na bateria. Muitos fãs ainda esperavam que Bill Ward fizesse uma participação na “The End Tour”, mas o baterista não voltou a tocar com seus companheiros, após desavenças de contrato.

O setlist da turnê pouco mudou. Em seu último show, o Black Sabbath incluiu um medley instrumental das canções “Supernaut”, de Vol. 4, “Sabbath Bloody Sabbath”, faixa-título do disco, e “Megalomania”, de Sabotag. Durante a apresentação, Ozzy se despediu do público dizendo: “Então, é o ultimo show. Tenho de dizer-lhes uma coisa: que jornada tivemos. É sensacional. Começamos isso em 1968 e agora é 2017 – eu não acredito nessa porra, cara. Mas, quer saber? Não sobreviveríamos se não fosse a base de fãs. Então, se você é fã das antigas, bom. Se você é novo, bem-vindo. Mas não consigo dizer suficientemente o quão agradecido eu sou pelo apoio de vocês”.

Ozzy Osbourne já anunciou que continuará com sua carreira solo, com apresentação marcada em julho, no festival Chicago Open Air. O vocalista também afirmou em entrevista que já está preparando o seu próximo álbum. Tommy e Gezzer não descartam novos trabalhos do Sabbath e nem apresentações esporádicas, deixando em aberto um show especial para comemorar os 50 anos do Black Sabbath em 2018.

Vídeo de “Paranoid”, na última turnê do Sabbath

Setlist da última apresentação

Black Sabbath
Fairies Wear Boots
Under the Sun/Every Day Comes and Goes
After Forever
Into the Void
Snowblind
War Pigs
Behind the Wall of Sleep
N.I.B.
Hand of Doom
Supernaut / Sabbath Bloody Sabbath / Megalomania (Medley)
Rat Salad
Iron Man
Dirty Women
Children of the Grave
Bis:
Paranoid

Por: Ihanna Barbosa (Colaboradora RR)
Edição: Diego Centurione

« The Who virá pela primeira vez ao Brasil e será headliner do Rock in Rio
Maximus Festival 2017 anuncia line-up completo »

Categorias

Shows & Eventos

Tags

Nenhum comentário