Dado Villa-Lobos
Opinião: Jamari França / Fotos: Cleber Junior
Texto e imagens cedidas ao Reduto do Rock
Estive na noite de sexta passada no ensaio geral da Legião Urbana para a turnê de 30 anos do primeiro disco deles, lançado em 1985. A primeira parada será dia 23, nesta sexta, no Mendes Convention Center, em Santos. O show é dividido em duas partes. Na inicial tocam o primeiro disco inteiro na ordem original. Na segunda fazem um apanhado da carreira.
Marcelo Bonfá
André Frateschi, o vocalista escolhido para a turnê, dá conta do recado, é do ramo. É ator também, mas não é como um ator anterior que não segurou a onda. Canta com convicção e faz justiça às letras do gênio que as criou. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, The Originals, cantam algumas e fazem vocais em interpretações corretas.
André Frateschi
Pra mim que vi muitos shows com o Renato é difícil aceitar outros intérpretes, dá uma travada nos ouvidos, várias vezes lembrei dele, aquela figuraça com um timbre potente, a dança maluca, aqueles discursos doidos, os papos nos camarins e no Baixo Leblon. Enfim, vida que segue.
O que trava o show é que Dado Villa-Lobos convocou, como convidados, três jovens, um cara e duas meninas, para cantar na segunda parte, os três claudicantes (nem vou dizer os nomes) e aí vira um karaokê de luxo.
Uma das meninas maltratou um dos grandes hinos da banda, Monte Castelo, tive vontade de sair porta a fora. A segunda acabou com Meninos e Meninas e Dezesseis. O garoto cantou Fábrica e 1965 (Duas Tribos) e imitou a dança maluca do Renato, mas não convenceu. Paulo Miklos, dos Titãs, é o único convidado que salva, mas ele estava rendido, não tinha ensaiado, me disse no camarim que mudaram as músicas dele e agora tem uma semana para decorar e ensaiar. Quando André voltou ao palco, o povo aplaudiu, sinal de que o karaokê não agradou.
O show, aliás ensaio geral, começou morno, na hora pensei que era o normal em começo de turnê, ainda mais de uma banda com novos integrantes, mas lá pela quarta música, Ainda é cedo, começou a melhorar e foi num crescendo até Teorema. A última do disco, a suave Por Enquanto, começou soft com a tecladaria, vocal de André sem Dado no palco, baixo e batera entraram, Dado voltou e comandou um final pesado, diferente do disco. A primeira parte durou 41 minutos, o disco tem 37 minutos. Poucos improvisos.
Agenda atualizada: clique aqui!
A segunda parte começa com uma fala do Renato sobre a banda ser de Brasília e pouco aparecer lá, acho. Fui pego de surpresa, liguei o gravador pra pegar, mas é novo, não acostumei, me enrolei. A segunda parte mistura sucessos com lados B tudo no maior pique até a brochada depois de Há Tempos com o karaokê de Luxo, que que toma muito tempo, no meio Bonfá canta Pais e Filhos junto com o público e André volta aplaudido para o fim do ensaio/show com Perfeição, em que divide o vocal com Dado (mas devia ser só André, a música pede porrada).
O bis teve quatro canções. André mandou muito bem Faroeste Caboclo, Bonfá canta Teatro dos Vampiros, Dado Índios e todos Que País É Esse, com a devida resposta da plateia “é a porra do Brasil.” Este é o show que vai correr o Brasil. Se tivesse como convidado apenas Paulo Miklos iria num crescendo até a explosão final, mas trava no meio com os “convidados”. A segunda parte teve 91 minutos.
No camarim muitos contemporâneos da Legião. Além do citado Miklos, Paula Toller, que comentou comigo sobre a passagem rápida destes 30 anos, acho incrível também como passa e a gente nem sente. Engatei um papo sobre mixagem 5.1 com o grande produtor Liminha, que me deu ótimas dicas sobre o assunto. Dei parabéns ao André Frateschi e ele me deu seu disco solo, falei rápido com Dado e Bonfá, muito solicitados, Fausto Fawcett passou sem me dar papo e falei com a musa da geração, Fernanda Abreu, que me disse estar nos finalmente de seu primeiro disco de inéditas desde 2004 e puxou o barco antes que lembrasse de perguntar o nome do álbum. Roubei o setlist da parede, tomei dois copos do precioso líquido bem gelado e me mandei.
1ª Parte – Primeiro disco na íntegra
Será – Vocal – André e Dado
A Dança – André canta Dado faz vocal
Ainda é Cedo – Bonfá canta, André e Dado vocal
Perdidos no Espaço – Bonfá voz
Geração Coca Cola – André canta, Dado e Bonfá vocais
O Reggae – André canta
Baader Meinhoff Blues – André canta com Dado e Bonfá
Soldados – André voz, versão pesada, Bonfá arrasa na bateria.
Teorema – André canta, banda já no maior pique.
Por Enquanto – André canta
Fim do primeiro disco, intervalo curto
2ª Parte
Tempo Perdido – Dado e Bonfá voz
Daniel Na Cova Dos Leões – André canta
Quase Sem Querer – André canta, Dado faz solo arrasador
Há Tempos – André canta
Fábrica – Convidado um voz
1965 – Idem Dado e Bonfá vocais
Eu Sei – Convidada um voz, Dado voz no final
Monte Castelo – Convidada um voz
Mais Do mesmo – Paulo Miklos voz
Conexão Amazônica – Idem
Pais e Filhos – Bonfá canta
Meninos e Meninas – Convidada dois canta
Dezesseis – Convidada dois mais Convidado um cantam
Perfeição – Dado e André cantam
FIM
Bis
Faroeste Caboclo – André arrasa na voz
Teatro dos Vampiros – Bonfá canta
Índios – Dado canta
Que País É Esse – André e todos no vocal.
Banda:
Dado Villa-Lobos – guitarra, voz e vocal
Marcelo Bonfá – bateria, voz e vocal
André Frateschi – voz, vocal e bateria em Pais e Filhos.
Lucas Vasconcellos – guitarra
Mauro Berman – baixo
Roberto Pollo – teclados
Por: Blog do Jama.com.br
Edição Reduto do Rock: Diego Centurione
CARA! QUANDO SE REFERE A SHOWS DE HOMENAGEM A LEGIÃO, O DADO NÃO ACERTA UMA NO QUESITO “PARTCIPAÇÕES ESPECIAIS”
aqui no abc nao precisa vir,Tem banda cover melhor que voces parece que esqueceram tudo arrumam um cara para cantar as musicas do renato mais nao tem nada a ver, E os convidados? tem cover melhor que voces mas nao precisam ficar com raiva gosto de voces mais o que eu falei é verdade, fui.
Olá,
Tem a agenda de 2017?
Olá!
A banda divulgou a agenda até dezembro de 2016.
Abraços!
Quando terá show Legião m Porto Alegre-RS???????
Olá, tudo bem?
Por enquanto, uma nova data em Porto Alegre não aparece na agenda da banda. Segue link: https://www.facebook.com/pg/legiaourbana30anos/events/.
Abraços!
POR FAVOR QUANDO TERA SHOW AQUI NO RJ EM 2017
POR FAVOR
Olá! A turnê acabou, no último dia 30 de dezembro. Agora resta aguardar uma possível volta, ainda não anunciada.
Obrigado, abraços!
Por favor VOLTE com a turne em 2017 em SP, os fãs aguardam ansiosos para uma nova turne. Por favorrrrrrrr………
Onde compro os ingressos que tô procurando e não consigo?
Obrigada! ;*
Olá! A turnê acabou, no dia 30 de dezembro de 2016. Resta aguardar uma possível volta, ainda não anunciada.
Obrigado, abraços!!