Dica de Livro: Só por Hoje e Para Sempre – Renato Russo

setembro 23rd, 20150 Comments »Última Atualização: setembro 28, 2015

Título Original: Só por Hoje e Para Sempre – Diário do Recomeço – Renato Russo
Editora
: Companhia das Letras
Lançamento: 2015
Autor: Renato Russo
Número de páginas: 168

Opinião: Um material repleto de sentimento e sinceridade. Da primeira página à última, Renato consegue demonstrar praticamente tudo o que está sentindo, do desânimo e ressentimento ao pensamento positivo e confiança em si mesmo. Você tem a chance de ler os depoimentos mais íntimos da vida do líder da Legião Urbana. Edição super caprichada da Companhia das Letras e que parece de verdade um diário pelo seu tamanho. A editora lançará mais quatro volumes.

Sinopse:

“Perdi vinte em vinte e nove amizades/ por conta de uma pedra em minhas mãos”, rezam os versos iniciais do álbum O descobrimento do Brasil, lançado pela Legião Urbana em novembro de 1993. Menos de seis meses antes, em abril do mesmo ano, Renato Russo dava entrada na clínica de reabilitação Vila Serena, no Rio de Janeiro, não só para se desvencilhar do álcool e das drogas, como também para mergulhar numa reflexão profunda sobre sua vida.

Os vinte e nove dias que o músico passou ali internado o marcariam profundamente, tanto em sua trajetória pessoal quanto em sua produção artística, conforme revelam as várias letras subsequentes que, a exemplo de “Vinte e nove”, se referem a essa experiência radical de reclusão.

“Passei vinte e nove meses num navio/ e vinte e nove dias na prisão”, segue a canção, “e aos vinte e nove, com o retorno de Saturno,/ decidi começar a viver.” Perfeccionista e exigente em todas as etapas de seu processo criativo, da composição à execução diante do público, o homem que estava à frente da Legião Urbana – uma das bandas de maior sucesso na história da música brasileira – encarou com a mesma obstinação o Programa dos Doze Passos oferecido pela clínica, seguindo à risca os exercícios terapêuticos de escrita propostos.

É esse material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, atendendo ao desejo do autor de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias de Renato com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, esse relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.

“E vinte e nove anjos me saudaram/ E tive vinte e nove amigos outra vez.”

Média de preço: De R$ 20,90 a R$ 29,90
Onde comprar (acesse os links): FNACSubmarinoSaraiva e Livraria Cultura

Fotos do livro (clique nas imagens para ver em tamanho maior):


Exemplar cedido pela editora.

Por: Carol Coneglian (Colaboradora RR)
Edição: Diego Centurione

« Rock in Rio 30 anos: primeiro final de semana teve homenagens e grandes shows
Mike Patton, vocalista do Faith No More, recebe presente do Palmeiras »

Categorias

Destaque Dicas de Livros Livros

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio