Discoteca em São Paulo dispõe de mais de 75 mil discos

agosto 13th, 20150 Comments »Última Atualização: agosto 17, 2015

No dia 8 de agosto, a Discoteca Oneyda Alvarenga completou 80 anos. O local é um centro de informação especializado em música e conta com uma coleção de 30 mil discos de 33 1/3 rpm (rotações por minuto) e de 45 mil de 78 rpm, segundo a GQ Brasil.

Localizada dentro do Centro Cultural São Paulo, o espaço foi inaugurado em 1935 por Mario de Andrade, enquanto ele esteve à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. A Discoteca já passou por várias sedes e desde 1982 está na nova casa. O nome do espaço é uma homenagem à musicista e folclorista Oneyda Alvarenga, que chefiou a antiga Discoteca Pública Municipal até 1968.

Lá é possível ouvir os discos gratuitamente, sentado e com fone de ouvido, inclusive em dupla, após uma busca no catálogo, preenchimento de requisição e entrega ao atendente. Outra forma é a picape individual com 200 títulos escolhidos pelos funcionários, onde o ouvinte pega um vinil e coloca na vitrola.

Além disso, está disponível uma coleção de CDs de música erudita, popular, nacional e estrangeira; partituras, periódicos e livros sobre música. O rock é um dos gêneros mais procurados pelos cerca de 800 usuários mensais. O acervo vai de Beatles, Pink Floyd e Miles Davis até Cyndi Lauper.

Para comemorar o aniversário, a Discoteca Oneyda Alvarenga apresenta também exposição, debate, show, roda de escuta e um site, com parte do material. Programação completa neste link.

Serviço

Discoteca Oneyda Alvarenga

Dias e Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo/SP.
Telefone: 11 3397-4071
Entrada grátis
Mais informações: Clique aqui!

Por: Álvara Bianca (Colaboradora RR)
Edição: Diego Centurione

« Beatles Segundo a Cia. Filarmônica está em cartaz em SP
Iron Maiden: ouça e assista ao novo clipe da inédita “Speed Of Light” »

Categorias

Aniversários Discos Músicas e Vídeos Shows & Eventos

Tags

Comentários

Nenhum comentário