Reduto de Bandas: Artur Cardoso

junho 1st, 20150 Comments »Última Atualização: junho 5, 2015

Entre centenas de artistas que estão tentando se destacar no cenário nacional, poucos se arriscam a seguir a linha somente instrumental e esse foi o caminho adotado por Artur Cardoso. O fluminense, nascido em Duque de Caxias acaba de lançar seu primeiro EP, Prefácio, marcando o inicio da sua carreira solo.

“Para Sempre Em Mim” foi o primeiro single escolhido para divulgar o trabalho, entre as 6 faixas do EP, lançado em abril (ouça tudo abaixo ou faça o download aqui). A guitarra, baixo, bateria, produção e composições são trabalhos exclusivos do músico, de 22 anos. Artur quis deixar Prefácio com a sua cara, sem a interferência de ninguém, uma parte dele mesmo.

Foram 5 anos trabalhando e cada detalhe foi pensado pelo instrumentista, inclusive a data de estreia. O dia 21 de abril foi uma homenagem ao aniversário do seu pai. Apenas o projeto visual ficou a cargo de outro profissional, o designer mineiro Bruce Silva.

E como diz o nome, Prefácio é um resumo de um álbum completo, que deve chegar já no segundo semestre de 2015.

Confira a entrevista com o músico Artur Cardoso.

Reduto do Rock – Quando e como surgiu o projeto?

Artur Cardoso - Eu toco desde os 10 anos de idade, já toquei em palcos, altares, bandas e ministérios, já fui violonista e baixista também, mas a guitarra sempre foi meu forte. A ideia de fazer uma carreira solo foi justamente pra fazer algo que eu queria e da forma que eu queria, a música instrumental se revelou na hora que eu buscava caminhos novos, e foi nela que escolhi estrear como artista solo. Ainda não tenho uma banda pra me acompanhar, mas a certeza que ela será feita de amigos íntimos, que já conheciam meu trabalho muito antes de pensar em lançá-lo.

Reduto do Rock - Qual o significado do nome?

AC - Artur é meu primeiro nome e Cardoso é um sobrenome por parte de pai. Eu escolhi usar o nome real porque, antes de toda essa história de CD/EP, as pessoas já me procuravam pra eventos, pra tocar, organizar e participar, então fui ficando conhecido por ele, até me sugeriram algo mais “artístico” quando falei que iria lançar um trabalho meu, mas acho que não iria colar, já sou Artur Cardoso, querendo ou não (risos).

RR – Quais os seus projetos atuais?

AC - Atualmente eu estou mais envolvido com a divulgação do EP, ideias pra tocar esse álbum são sempre bem vindas, mas não é algo que eu esteja tão focado no momento.

RR – Quais são as suas influências musicais?

AC - Muita gente contribuiu para o que eu sou hoje, mas meus guitarristas favoritos são: Slash, Angus Young, Eric Clapton, Richie Sambora e o falecido B.B King. E não poderia deixar de falar no Ricardo Lima, o guitarrista com quem tive a oportunidade de aprender a maioria das coisas que sei.

RR – Qual a inspiração na hora de compor?

AC - Tudo me inspira, histórias dos outros, minhas histórias, alegrias e tristezas, algumas músicas que escuto também me dão vontade de fazer música.

RR – Beatles ou Rolling Stones? Por quê?

AC - Rolling Stones, sem dúvida. Adoro Beatles, mas os Stones sempre representaram melhor o Rock N’ Roll, desde o modo de se vestir até a forma de agir, sempre me identifiquei mais com eles, com suas músicas cheias de riffs e solos pentatônicos.

Depoimento sobre o Reduto do Rock

AC - As pessoas costumam dizer que o rock está morto, e é mentira! O rock está vivo, está produzindo, está em constante movimento, em suas mais variadas formar. Pode não estar nas rádios ou TVs, mas está ai no mundo, está pra quem gosta, pra quem vai atrás. E o Reduto do Rock, como o próprio nome sugere, é um ponto de encontro para todas as vertentes, um palco para grandes nomes e para artistas que estão começando, mas que batalham e acreditam em suas músicas autorais. O site é um grande conector, e uma fonte riquíssima pra quem quer se alimentar de Rock. Muito obrigado por todo o apoio e oportunidade que dão a artistas da cena independentes!

Artur Cardoso na internet

Facebook: http://facebook.com/ArturCardosoOficial
Instagram: http://instagram.com/artcardoso7
Soundcloud: http://soundcloud.com/arturcardosooficial
Youtube: http://youtube.com/channel/UChXgfbqL20GC51lKjAofL8g

Ouça o EP Prefácio

Sobre o Reduto de Bandas

A seção é dedicada a apresentar novos artistas ao público, através de uma matéria especial. As bandas também respondem a uma entrevista padrão.

É ou conhece um artista e acha que ele merece destaque neste espaço? Entre em contato através do e-mail contato@redutodorock.com. O conteúdo será analisado.

Por: Ihanna Barbosa (Colaboradora RR) e Di Centurione

« Rosa de Saron vence seis categorias de importante prêmio da música nacional
São Paulo recebe exposição sobre guitarrista Jimi Hendrix »

Categorias

Destaque Exclusivo! Músicas e Vídeos Reduto de Bandas

Tags

Nenhum comentário