Dave Grohl: o novo Paul McCartney?

janeiro 14th, 20151 Comment »Última Atualização: janeiro 27, 2015

Opinião de Murilo Pappini Couto (Colaborador RR)
Edição: Di Centurione / Foto: Brantley Gutierrez 

O frontman do Foo Fighters, Dave Grohl, que completa 46 anos nesta quarta (14), é apontado como o “cara mais legal do rock”. Isso se deve às suas ações fora dos palcos e às constantes parcerias com lendas consagradas do rock. E talvez a mais próspera tenha sido com Paul McCartney. Juntos, eles ganharam um Grammy pela excelente música “Cut Me Some Slack”, feita durante o documentário Sound City, dirigido por Grohl em 2012. Mas mais do que parceiros, Dave e Paul são parecidos em muitos aspectos.

Ambos foram membros de bandas histórias antes de formarem seu próprio grupo. Enquanto Paul foi o baixista dos Beatles antes de fundar o Wings, Dave foi o baterista do Nirvana antes de começar o Foo Fighters. Na verdade o primeiro álbum de Grohl, depois do trágico fim de sua banda, foi com um disco feito somente por ele, exatamente do mesmo jeito que McCartney começou a carreira solo após do fim do Fab Four em 1970.

Os dois tocam diversos instrumentos, entre eles violão, guitarra, baixo, bateria e piano. Além disso, são excelentes vocalistas e compositores. Muitas vezes, a importância deles é ofuscada pelo seu antigo parceiro, morto de maneira trágica. E ambos já fizeram parcerias de muito sucesso.

Apesar de ter um estilo um pouco diferente musicalmente, Dave Grohl parece trilhar um caminho de sucesso similar ao do beatle. Claro que fica difícil analisar no presente o que o líder do Foo Fighters representa na história do rock. Porém, a verdade é que seu grupo é um dos melhores da atualidade, melhorando a cada álbum, a cada single. Paul McCartney era “apenas” um ex-integrante dos Beatles e hoje é um dos maiores artistas vivos. Vamos esperar para que o tempo nos conte se Dave será realmente o Paul do século XXI.

« Humberto Gessinger: fotos exclusivas e setlist do show em SP
Ira! e Pitty confirmam presença no aniversário de SP; veja a programação »

Categorias

Aniversários Opinião

Tags

Comentários

1 Comment

  1. Valéria disse:

    Não precisa de comparação, pois ambos são bons. Dave faz letras incríveis e, seu último álbum é mais que perfeito.


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio