Reduto de Bandas: Menacer

setembro 10th, 20130 Comments »Última Atualização: outubro 26, 2013

Do interior de São Paulo vem uma nova banda de metal: a Menacer. O grupo é composto por John Rodrigues (vocais) e Gustavo Campos (guitarra), nascidos em Tatuí; Dudu Del Bem (baixo), de Campinas, e Márcio Cafundó (bateria), da cidade de Angatuba.

A Menacer começou a tocar em 2000 e após um hiato, retornou ao cenário musical em 2004. Atualmente, a banda está em processo de gravação de seu primeiro álbum completo, denominado Enforced. O trabalho deve ser lançado no início de 2014.

Em agosto, o grupo divulgou o clipe da faixa “Dreams for Crumbs” (veja abaixo). Confira uma entrevista exclusiva ao Reduto do Rock e saiba mais sobre a Menacer:

Reduto do Rock – Quando e como surgiu a banda?

Gustavo Campos: Dudu Del Bem e eu estudamos juntos no ensino médio e, desde 2000, tocávamos juntos e chegamos a fazer alguns shows na nossa cidade e na região. Por não termos grana para gravar algumas músicas, acabamos perdendo algumas oportunidades e em 2002, paramos com a banda, pois fomos aprovados em universidades de diferentes cidades. Em 2004, retornamos com uma finalidade: gravar um EP. Nem que pra isso fosse necessário aprender a fazer gravações no computador, e foi aí que surgiu a banda Menacer. Lançamos o primeiro EP Rise Up The Menace em 2006.

RR - Qual o significado do nome da banda?

Dudu Del Bem: Menacer é “ameaçador” em inglês e “ameaçar” em francês. Achamos que é um nome forte e simples de se lembrar, e tem a ver com o som que fazemos.

GC: Queríamos um nome forte, um nome curto, e que se adequasse à proposta sonora da banda. Pensamos em alguns nomes na época, como “Lycanthropy”, mas já existia. Pensamos em “Court of Caronte”, mas não era o ideal. Foi aí que pensamos em “Menace” e, depois, “Menacer”. Fechamos com esse nome. Achamos que Menacer se encaixaria com bandas de Metal de vários estilos. E nós juntamos vários estilos.

RR – Quais são as influências musicais de vocês?

John Rodrigues: Minhas influências são Iron Maiden, Deep Purple, Pink Floyd, Black Sabbath, Angra, Helloween, Adrenaline Mob e Stratovarius.

GC: As minhas influências são muito variadas. Vou te falar cinco dos meus álbuns prediletos, que são as minhas influências musicais: Dream Theater – Images & Words, Metallica – Master of Puppets, Joe Satriani – Surfing with the Alien, Pantera – Cowboys from Hell e Rage – Unity. Gosto muito de Jazz/Fusion e música clássica também.

DB: Música erudita, Metal (de Black Sabbath a Dream Theater) e rock progressivo.

Márcio Cafundó: Minhas influências na bateria são as primeiras bandas que comecei a tirar quando estava aprendendo a tocar. Comecei com Metallica (maior de todas), Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest, Anthrax, Pantera, Helloween, Sepultura, Angra… e tem mais outras grandes bandas que curto muito.

RR - Qual a inspiração na hora de compor?

GC: Sempre penso em como seria a música ao vivo, em como o público responderia a cada acorde, a cada riff, a cada solo. Componho apenas o que gosto de ouvir, mas sempre imaginando se quem está escutando também vai gostar de ouvir isso.

RR – Beatles ou Rolling Stones? Por quê?

JR: Prefiro Beatles, pois além de terem sido pioneiros no estilo, esbanjavam genialidade e criatividade. Formataram um estilo que foi influência para todos os outros. Não tem como você ouvir o Sgt. Peppers, por exemplo, e não falar que aquilo é uma obra de arte a qual muitas outras bandas tenham tido pelo menos um pouco de influência em vozes, instrumentos, timbres, estruturas, harmonias. Realmente genial!

GC: Beatles. Porque Beatles é rock, é heavy metal, é progressivo, é balada… é completo.

DB: Beatles, com certeza. Ninguém foi tão revolucionário nas composições e técnicas de gravação. Eram experimentalistas e abriram caminho pra todo tipo de subgêneros do rock. O Sgt. Peppers pra mim ainda é o melhor álbum da história da música popular.

MC: Beatles com certeza, pois, além de ser mais foda em todos os sentidos, faz parte da minha vida desde minha infância, porque lembro que minha mãe ouvia no toca fitas… E Elvis também.

Menacer na internet

Facebook: http://facebook.com/menacermetal
Twitter: http://twitter.com/menacermetal
Youtube: http://youtube.com/menacermetal
Reverbnation: http://reverbnation.com/menacermetal
Soundcloud: http://soundcloud.com/menacer-1

Clipe

Sobre o Reduto de Bandas

A seção é dedicada a apresentar novos artistas ao público, através de uma matéria especial. As bandas também respondem a uma entrevista padrão.

É ou conhece um artista e acha que ele merece destaque neste espaço? Entre em contato através do e-mail contato@redutodorock.com. O conteúdo será analisado.

Por: Álvara Bianca (Colaboradora RR) e Diego Centurione

« Champignon é encontrado morto em seu apartamento
Diversidade de sabores nos pedidos de Matchbox 20 e Alice in Chains no Brasil »

Categorias

Exclusivo! Músicas e Vídeos Reduto de Bandas

Tags

Nenhum comentário