Virada Cultural Paulista oferece muito rock no interior; Titãs, Ultraje, Raimundos e mais

maio 13th, 20121 Comment »Última Atualização: maio 21, 2012

A 6ª Virada Cultural Paulista acontece nos dias 19 e 20 de maio, em 27 cidades do interior do Estado de São Paulo. Serão diversos números de teatro, dança e música, todos gratuitos. E o rock estará presente, junto com outros estilos. Confira os principais destaques por cidade:

Destaques: Titãs, Garotas Suecas, Emicida, Curumin e os Aipins, Vivendo do Ócio, Autoramas e Móveis Coloniais de Acaju
Cidades: Jundiaí, Santa Bárbara d’Oeste, Indaiatuba, Sorocaba, Diadema e São José dos Campos

Em Jundiaí, destaque para o Titãs (na foto), que iniciou a turnê em homenagem a um dos grandes álbuns da história do rock nacional, Cabeça Dinossauro (1986). No disco, clássicos como “Família”, “Bichos Escrotos”, “Polícia” e “Homem Primata”, que levaram a banda a outro nível dentro da música brasileira. Eles se apresentam na cidade, às 18h00 de domingo, e em Santa Bárbara d’Oeste na virada de sábado para domingo. Também em Santa Bárbara, o grupo Garotas Suecas faz show às 22h30, de sábado.

Em Indaiatuba, à 00h00 de domingo, se apresenta o rapper Emicida, que conquistou espaço no cenário independente nas batalhas de rimas e ano passado foi escolhido Artista do Ano pela MTV. Ainda na cidade, acontece o show do Curumin e os Aipins, às 16h30 de domingo.

Em Sorocaba, o espaço é do rock. No sábado (19), às 19h30, sobem no palco os baianos do Vivendo do Ócio. Com um rock rápido e de temática cotidiana, vale destacar a ‘viciante’ música “Nostalgia”, além de “Rock Pub Baby”, “Hey! Hey!” e “Dilema”. O grupo toca ainda em Diadema, às 18h00 de domingo.

O palco sorocabano se completa com a banda Autoramas, às 16h30 de domingo, e o Móveis Coloniais de Acaju, logo depois, às 18h00. O grupo vai além de um show: é uma grande celebração. Com guitarra, baixo, teclado, gaita, flauta, trombone, sax e outros instrumentos, o Móveis fisga o público com uma sequência de músicas para dançar e se emocionar. Eles também se apresentam na virada de sábado para domingo, em São José dos Campos.

Destaques: Bidê ou Balde, Ultraje a Rigor, Macaco Bong, Cachorro Grande, Lobão, Made in Brazil e Racionais MC’s
Cidades: Araçatuba, Presidente Prudente, Araraquara, Barretos, Marília, Assis e Bauru

Em Araçatuba, as gerações do rock se cruzam com Bidê ou Balde tocando às 22h30, do sábado. O grupo, formado em Porto Alegre, tem três discos. Já venceu um VMB na categoria Melhor Grupo/Artista Revelação, além de participações em muitos festivais.

Na virada de sábado para domingo, 00h00, sobe ao palco o Ultraje a Rigor (na foto). Com um rock direto, usando de humor e crítica social, a banda dos anos 80 faz um show intenso do começo ao fim, com canções como “Sexo”, “Pelado”, “Inútil”, entre outras. Eles também tocam às 18h00 de domingo, em Presidente Prudente.

O trio de Cuiabá Macaco Bong toca em Araraquara no domingo, às 16h30, e ainda em Barretos, às 19h30 de sábado. Barretos recebe também os gaúchos da Cachorro Grande, às 18h00 de domingo. O som da banda é uma viagem musical por todas as eras do rock.

Já em Marília e Assis, a atração principal é o Lobão, que se apresenta respectivamente à 00h00 e às 18h00 de domingo. O cantor é um dos grandes nomes do rock dos anos 80, lançou recentemente um livro e apresenta no show os maiores sucessos da carreira. Em Bauru, destaques para Made in Brazil (22h30 de sábado) e Racionais MC’s (00h00).

Destaques: Nando Reis, Agridoce, Autoramas, Raimundos, Cachorro Grande, Plebe Rude, Vanguart e Ratos de Porão
Cidades: Botucatu, Campinas, São Carlos, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes, Santos e São José do Rio Preto

Fechando as atrações de Botucatu, às 18h00 de domingo, está Nando Reis e os Infernais – Bailão do Ruivão. É uma iniciativa que traz ao público músicas de todo o mundo para dançar e cantar. Além, claro, dos clássicos da carreira solo de Nando, Titãs e outras parcerias.

No mesmo horário de Nando Reis, em Campinas, estará o projeto Agridoce – de Pitty e Martin. O show, que também será apresentado em São Carlos à 00h00, é formado por músicas de melodias mais delicadas, diferente do que se vê na banda Pitty. A banda Autoramas também estará em Campinas, às 22h30 de sábado.

Responsável por mudar o rock nacional nos anos 90, o Raimundos (na foto) se apresenta às 18h00 do domingo, em Caraguatatuba. O show faz parte da turnê “Roda Viva”, que passa por todo o Brasil. A cidade receberá a Cachorro Grande, na virada de sábado para domingo.

Mogi das Cruzes recebe os brasilienses do Plebe Rude, com 30 anos de estrada no rock brasileiro. Eles fazem um show na virada de sábado para domingo.

Já Santos recebe o Vanguart, grupo da nova geração do rock, que está no segundo álbum. Eles se apresentam às 19h30 de sábado.

São José do Rio Preto terá o rock representado com a banda Ratos de Porão, às 17h00 do domingo.

A programação completa de cada cidade e todos os endereços estão disponíveis no link: viradaculturalpaulista.sp.gov.br/programacao/.

Por: Tiago Keese (Colaborador Reduto do Rock)
Edição: Diego Centurione
Fonte: Virada Cultural Paulista
Foto do Ultraje a Rigor no SWU 2011: por Rogério Von Krueger
Foto do Raimundos no SWU 2011: por Marcos Hermes

« João Rock: CPM 22, Monobloco e Jota Quest confirmados no festival
Neil Young divulga dois vídeos do novo álbum “Americana”; veja »

Categorias

Shows & Eventos

Tags

Comentários

1 Comment

  1. Bruna disse:

    Nunca vi um show do móveis,vamos ver se é bom…e valeu pelas informações