Let’s Rock tem início com palestra de Bob Gruen; veja matéria e fotos exclusivas

abril 5th, 20120 Comments »Última Atualização: abril 6, 2012

Nesta quarta-feira (4), a exposição Let’s Rock abriu suas portas ao público na Oca, no Parque do Ibirapuera (São Paulo). A grande atração do dia foi a palestra do fotógrafo Bob Gruen.

A partir das 15h00, Bob Gruen, o fotógrafo de rock mais famoso do mundo, ministrou uma palestra sobre sua carreira para cerca de 150 pessoas no auditório, localizado no subsolo. Com ajuda de uma tradutora, Bob contou por aproximadamente duas horas toda sua trajetória na fotografia e algumas histórias que viveu ao lado de grandes lendas do rock como Elton John, Debbie Harry, Iggy Pop e seu grande amigo John Lennon.

O interesse por fotografia veio de herança de sua mãe, o gosto pelo rock foi desenvolvido ao longo de sua adolescência, quando percebeu que já que era incapaz de acordar cedo deveria procurar um emprego que lhe desse liberdade. Um pouco de sorte e muito talento o ajudaram a trilhar um caminho cheio de shows, eventos especiais, coberturas de turnês e capas de disco memoráveis como a de Dressed to Kill do Kiss, lançado em 1975.

A oportunidade de conhecer as histórias por trás de fotos históricas do rock n’ roll é a parte mais interessante da palestra; como a em que Bob levou o Green Day para refazer uma foto do Clash, ídolos máximos da banda, no topo do prédio da RCA em Nova Iorque cerca de 20 anos depois da primeira, ou quando conta que Bob Dylan teve vontade de bater no fotógrafo quando o encontrou por acaso, pois Dylan não permitia que seus shows fossem fotografados e Gruen o fez para um jornal.

Após a palestra, Bob foi até o estande da loja It’s Only Rock N’ Roll, localizada na entrada da Oca, e atendeu aos fãs com autógrafos em seu livro Rockers (à venda no local) e fotos. Sempre bem humorado e simpático, se preocupa em pedir que escrevam os nomes em um papel para que ele possa fazer a dedicatória corretamente, já que confessou não saber falar nada em português.

Bob Gruen faz uma nova palestra na próxima sexta-feira (6), também às 15h00.

Exposição

A Let’s Rock é a maior exposição do gênero da América Latina, com objetos de coleção, instrumentos musicais, fotos e eventos espalhados pelos 10.500 m² da Oca, divididos em 4 andares.

Uma linha do tempo com os principais acontecimentos do rock é a primeira coisa com a qual o visitante se depara. No mesmo andar uma área da Tagima disponbiliza guitarras, violões e baixos de diversos tipos para que os músicos possam experimentar as diferentes sonoridades; basta plugar a escolhida em um dos mini amplificadores distribuídos no espaço.

A Rolling Stone também tem seu espaço na exposição, composta por ampliações das principais capas da revista em sua edição brasileira.

O primeiro andar é todo indicado à memorabília variada; diversas vitrines suspensas divididas por gênero ou banda mostram álbuns autografados, instrumentos originais, figurinos, cartazes e ingressos de apresentações, e até mesmo bonecos de personalidades como Freddie Mercury e Ronnie Von. Bandas nacionais e internacionais tem lugar neste espaço que conta com objetos emprestados do Rock and Roll Hall of Fame, colecionadores e em alguns casos dos próprios músicos.

Diversos cartazes com frases de personalidades do gênero e plaquinhas bem humoradas com orientações do tipo “proibido subir” na estrutura de metal em que ficam presas fotos e outros materiais, com os Beatles caídos na Abbey Road estão distribuídas por toda exposição.

No subsolo, além do auditório, estão expostas as fotos de Bob Gruen, Marcelo Rossi e Otávio Sousa. Dividindo o espaço alguns lounges de cada década, decorados como quartos de adolescentes cheios de colagens das bandas preferidas, tocam os respectivos sucessos. Lá também há um gigantesco porco inflável, alusão ao símbolo do Pink Floyd integrante da capa do disco Animals (na foto acima).

No último andar fica a “Let’s Rock Experience” onde os visitantes podem deitar em puffs aconchegantes e com a ajuda de fones ouvir e assistir as projeções de trechos de shows no teto da Oca.

Além disso tudo, logo na entrada também estão instalados um café e o estande da It’s Only Rock N’ Roll com merchandising oficial da exposição e de bandas diversas. Serviço de chapelaria também está disponível gratuitamente, já que é proibido entrar com mochilas, bolsas e sacolas.

A ressalva fica por conta da falta de informação, tanto nos objetos expostos, quanto a ausência de um programa de apresentação para os visitantes poderem se orientar.

A bilheteria do evento também poderia ter um pouco mais de agilidade e separar as filas para compra na hora e para retirada de ingressos comprados via internet.

Em contato com a produção do evento obtivemos a informação que “vários pontos citados aqui já estão sendo resolvidos”.

A exposição vai até dia 27 de maio e promete uma vasta programação com transmissão de documentários, palestras, pocket-shows e workshops. Pra se programar confira o site oficial e também as redes sociais.

Fotos

Veja imagens exclusivas da Let’s Rock, clique aqui!

Slideshow aqui!

Para conhecer mais sobre o trabalho de Bob Gruen, acesse este link.

Serviço

Let’s Rock: A Exposição
Até 27 de maio, de terça a domingo, das 10h00 às 22h00
Oca – Parque do Ibirapuera (avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3)
Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia para idosos e estudantes)
Vendas: Ingresso Rápido e na bilheteria do local

Site: letsrockexpo.com.br
Facebook: facebook.com/LetsRockExpo
Twitter: @letsrockexpo

Por: Roberta Lopes (Colaboradora Reduto do Rock)
Edição: Diego Centurione

« Confirmado show extra de Paul McCartney no Recife
Último show da temporada do All You Need Is Love em SP; ganhe 50% de desconto e DVDs »

Categorias

Exclusivo! Shows & Eventos

Tags

Nenhum comentário