André Frateschi e banda apresentam releitura do Radiohead em São Paulo

janeiro 13th, 20122 Comments »Última Atualização: janeiro 22, 2012

Cerca de 300 pessoas enfrentaram a chuva da noite desta quinta (12) e lotaram o teatro Anchieta, no Sesc Consolação (São Paulo), para assistir ao show do Radiolarians.

A banda poderia ser descrita como um cover do Radiohead, mas não é bem isso que vimos nas quase duas horas de show. Como bem descrito pelo vocalista André Frateschi, o Radiolarians apresenta uma releitura das músicas da banda inglesa. “Se quando intepretamos Shakespeare no teatro ninguém diz que é cover por que quando tocamos repertório de uma determinada banda temos que ser rotulados como cover? Nós fazemos uma releitura do trabalho do Radiohead, é a nossa interpretação das músicas da banda”, definiu Frateschi entre as músicas.

O projeto Radiolarians é a nova empreitada de André Frateschi (vocal), Fábio Pinczowiski (guitarra), Duda (baixo), Júnior Gaz (guitarra e violão) e Gigante (bateria). A banda teve sua estréia no Studio SP, em junho de 2011, com a proposta de tocar só Radiohead, sempre com muito cuidado na escolha das músicas e execuções.

“There, there” foi a canção que abriu o show, e ali mesmo nos primeiros acordes a platéia – dividida entre fãs do Radiohead, fãs dos demais projetos dos músicos e amigos da banda – já estava ganha.

O repertório seguiu com “Subterranean Homesick Alien”,”No Surprises”, “Electioneering”, “Karma Police” “Jigsaw Falling into Place”, entre outras, até uma belíssima apresentação da famosa “Fake Plastic Trees”, que provocou uma espécie de catarse coletiva na platéia.

Em dado momento a banda toda deixa o palco por conta de André, que com ajuda apenas de um violão interpreta uma versão de “Creep” com uma voz que me lembrou mais Johnny Cash do que Thom Yorke, a prova da falada releitura. Antes de começar a música dedicou sua intepretação para a esposa Miranda Kassin, sentada na terceira fileira do teatro, com quem também divide o palco em seus outros projetos.

Perto das 23h00, o público sai aos poucos e é surpreendido nas escadas com um rápido bis improvisado com uma sessão acústica intimista executada apenas por Frateschi e Fábio Pinc; “ensaiamos no camarim”, avisa o vocalista. Na saída os comentários ouvidos são unânimes, fãs ou não de Radiohead, todos concordam que foi uma bela noite.

O show do Radiolarians fez parte de cinco apresentações do projeto “Profissão ator, cantor por opção” promovido pelo Sesc Consolação. Além do cover de Radiohead, Fernanda D’Umbra se apresentou no último dia 11. Hoje é dia de Mário Bortolotto com sua banda punk Saco de Ratos, no sábado é a vez de Dionísio Neto e o encerramento do projeto fica por conta de Gero Camilo no domingo. A entrada custa R$ 10 e ainda estão disponíveis em toda rede Sesc.

Filho dos atores Denise del Vecchio e Celso Frateschi, André está atualmente na novela “A vida da Gente” (TV Globo). Ele participou também de diversas miniséries e filmes nacionais como “JK” e “O cheiro do ralo”.

A porção cantor de Frateschi já é conhecida por suas performances como David Bowie no show Heroes (apresentado mensalmente no Studio SP) e com o espetáculo Hits do Underground onde interpreta, ao lado de Miranda Kassin, sucessos de grandes nomes da música internacional e nacional além de algumas músicas próprias como “Dê”. O lançamento de um disco do casal faz parte dos planos para 2012.

Se você ficou com vontade de assistir André Frateschi e sua banda tocando Radiohead, fique de olho no site www.mirandaeandre.com.br para saber a data do próximo show. André Frateschi fará apresentação do Heroes no Studio SP, no próximo dia 20, e do projeto Hits do Underground no MIS, no dia 27.

Por: Roberta Lopes (Colaboradora Reduto do Rock)
Edição: Diego Centurione

« Roger Hodgson, a voz do Supertramp, fará show em São Paulo
Coldplay é destaque entre os indicados ao Brit Awards; assista ao vivo »

Categorias

Exclusivo! Shows & Eventos

Tags

2 Comments

  1. Giovana Favaro disse:

    Versão de “Creep” com apenas um violão?! É sério isso produção?! Estou instigada e curiosa. Vou ter que ir no próximo!

  2. [...] o caso de na 2a feira ter ido ao Studio SP ver os Radiolarians, de André Frateschi, uma banda que parece ter um pouco de receio de admitir que é uma banda cover de Radiohead, o que é desnecessário, porque, não só são uma belíssima [...]