Ringo Starr: mais um beatle que encantou Porto Alegre

novembro 11th, 20110 Comments »Última Atualização: novembro 30, 2011

Há pouco mais de um ano – mais precisamente no dia sete de novembro de 2010 – um Beatle pisava pela primeira vez em solo gaúcho. Nesta quinta-feira, não teve quem não lembrasse daquela noite de domingo, em que cerca de 50 mil pessoas lotavam o Estádio Beira-Rio à espera de Paul McCartney. Mas neste 10 de novembro de 2011 foi a vez de Ringo Starr. E parece que a característica de coadjuvante que o baterista sempre carregou – e que assume com irreverência -, continua em vários quesitos, a começar pelo público. O Ginásio Gigantinho, que tem capacidade para cerca de 15 mil pessoas, não chegou a lotar. Porém, fã de Beatles, é fã de Beatles. Diferentes gerações, emocionadas, se encontraram para a façanha de assistir mais um dos músicos que integrou a Fab Four.

Com a típica pontualidade inglesa, Ringo e sua All Starr Band subiu ao palco às 21h00. “It Don’t Come Easy”, uma das mais aclamadas de sua carreira solo, na ponta da língua dos presentes, deu início ao show. Vestido de preto, com um terno de lantejoulas na gola, não dispensou os tradicionais óculos escuros. Já chegou fazendo o típico símbolo da paz com os dedos e mostrou se divertir ao dançar, um pouco sem ritmo, mas se mostrando jovial para seus 71 anos.

Não demorou muito a assumir seu lugar de origem e empunhar as baquetas, levando o público abaixo. Impossível não recordar de imagens antigas do jovem Ringo em sua simplória bateria, sacudindo a cabeça enquanto tocava – costume que ainda não perdeu -, e sendo parte daquele quarteto tão importante para a música. “Honey Don’t” foi a canção para eternizar esse momento do show, sendo a primeira entre as seis dos Beatles cantadas por ele, como “Boys” e “I Wanna Be Your Man”. Também integraram o setlist mais cinco músicas de sua carreira solo e o restante foi preenchido por “hits” da trajetória de alguns dos músicos que o acompanham.

A verdade é que quem presenciou esta noite, queria ver um Beatle. Por isso, todos vibravam e cantavam quando ouviam as músicas solos de Ringo e também as de seus antigos companheiros. Mas quando iniciavam as canções oitentistas e bregas no repertório, o público desanimava um pouco. É triste dizer a Gregg Bissonette, Gary Wright, Edgar Winter, Wally Palmar, Richard Page e Rick Derringer – músicos da All Starr Band -, mas ser um Beatle é para poucos, é o público estava ali por um deles.

E este fato ficou evidente quando, na metade do show, o Gigantinho inteiro acompanhou Ringo em “Yellow Submarine”. Foi o ponto alto da noite. E como fieis fãs de Beatles, o público se organizou para homenagear o baterista, criando um mar de balões amarelos, prontos para que Ringo navegasse com seu submarino de mesma cor. E outra canção que emocionou foi “With a Little Help From My Friends”, por ser uma das mais lembradas e queridas entre as gravadas na voz dele.

Ringo Starr não teve aula de português e “gauchês” para agradar o público – diferentemente de Paul no ano passado. Mas com seu carisma e humor, marcou a vida dos beatlemaníacos que aguardavam a realização do sonho de ver mais um de seus ídolos ao vivo. Brincou com o público, dizendo “Vocês são ótimos, mas eu sou o maior”, leu cartazes e mostrou se divertir na mesma medida em que todos se emocionaram. Apesar de não ter sido um show apoteótico como o presenciado há um ano atrás, é mais um que vai ficar na história para que contemos a nossos netos: vi dois Beatles de perto.

Setlist

1 – It Don’t Come Easy
2 – Honey Don’t (Carl Perkins)
3 – Choose Love
4 – Hang On Sloopy (The McCoys)
5 – Free Ride
6 – Talking in Your Sleep (The Romantics)
7 – I Wanna Be Your Man (The Beatles)
8 – Dream Weaver
9 – Kyrie (Mr. Mister)
10 – The Other Side Of Liverpool
11 – Yellow Submarine (The Beatles)
12 – Frankenstein
13 – Back Off Boogaloo
14 – What I Like About You (The Romantics)
15 – Rock and Roll, Hoochie Koo (Rick Derringer)
16 – Boys (The Beatles)
17 – Love Is Alive
18 – Broken Wings (Mr. Mister)
19 – Photograph
20 – Act Naturally
21 – With a Little Help from My Friends (The Beatles)/Give Peace a Chance (John Lennon)

Galeria de fotos

Oficiais: clique aqui!

Por Lisiane de Assis (Colaboradora Reduto do Rock)
Edição: Diego Centurione
Foto Ringo Starr: por Estúdio By Paz

« Suposta reunião do Guns N’ Roses para o Hall da Fama do Rock and Roll
Oficial: Black Sabbath está de volta com sua formação original »

Categorias

Shows & Eventos

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio