Festival exalta a participação das mulheres no rock

janeiro 7th, 20112 Comments »Última Atualização: janeiro 8, 2011

Allison Robertson, guitarrista da The Donnas

Em março, a cidade de Rio Claro/SP será palco de um festival que traz a mulher no papel principal e reúne na programação bandas de rock, cinema, teatro e literatura. O 9º Festival Rock Feminino ocorre entre os dias 12 de março e 4 de abril e vai selecionar 21 grupos, entre 400 inscritos, que tragam pelo menos uma mulher na formação. 

A iniciativa de desenvolver o projeto partiu do desejo da idealizadora de ver mais mulheres que atuassem em bandas de rock nos palcos da região. “Sempre tive banda e como não existia nenhum festival parecido em Rio Claro resolvi correr atrás e criei o Rock Feminino, com a ajuda da minha irmã”, conta Vivian. 

Este ano, a organização se juntou ao Grupo Auê e recebeu apoio da prefeitura e do Governo do Estado para coordenar as atividades, que ainda estão com inscrições para abertas para a Mostra de Audiovisual, o Concurso Literário e para as palestras e workshops. 

As bandas serão selecionadas por um júri composto por músicos da região e nomes conhecidos no cenário musical, como o baixista Mingau, do grupo Ultraje a Rigor, e o jornalista Marcelo Soares, da MTV. No ano passado, o festival teve a participação de Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, e do músico e VJ Luiz Thunderbird. 

Além das apresentações em Rio Claro, o festival promove ações com cidades vizinhas como Cordeirópolis, Araraquara e São Carlos. São cerca de 30 bandas entre selecionadas e convidadas. “Nesta edição, traremos o CW7, de Curitiba, e esperamos a confirmação de uma atração internacional”, afirma Vivian. De acordo com a organizadora, somando todas as atrações, o festival recebeu 4 mil pessoas em 2010 e este ano a expectativa é de que o público seja ainda maior. Começou com 200 pessoas em 2003 e o público vem dobrando a cada ano”. 

O Rock Feminino conta ainda com a apresentação da banda sinfônica União dos Artistas Ferroviários tocando clássicos do rock. A programação é gratuita, exceto durante os shows, quando a organização pede ao público que leve um litro de leite que será doado para o Fundo Social de Solidariedade e Rede do Câncer. 

Site do evento: http://rockfeminino.com.br 

Fonte: EPTV

« Projeto reúne artistas da música contemporânea brasileira
Vinil Abbey Road dos Beatles vendeu 35 mil cópias em 2010 »

Categorias

Shows & Eventos

Comentários

2 Comments

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by CIN DA HORA. CIN DA HORA said: RT @redutodorock: Festival exalta a participação das mulheres no rock: http://tinyurl.com/2bdr5t8 [...]

  2. calil disse:

    é bem legal lembro uma vez um amigo trouxe um disco preto e disse vamos escutar pensei puta bicho vai ser um som do carvalho e começou com voz feminina falei pra ele vc pegou o disco errado fui ver que era metal feminino msm e do bom dai em diante o cenario mudou entao tenham sucesso com o festival . ah a banda era volkana