Edição especial da Rolling Stone lista maiores músicas de todos os tempos

dezembro 24th, 20101 Comment »Última Atualização: dezembro 25, 2010

Quais são as melhores músicas de todos os tempos? A pergunta – de difíceis e múltiplas possibilidades – é respondida na edição especial Rolling Stone – 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos – Internacionais (Spring Publicações), que já está a venda nas bancas e livrarias. Com 128 páginas, formato luxuoso e ilustrado por mais de uma centena de fotos históricas, o livro apresenta uma elaborada listagem com as grandes canções produzidas desde os anos 40, elaborada por um júri formado por dezenas de especialistas, entre artistas, produtores, jornalistas e executivos da indústria fonográfica.

A lista das 500 maiores músicas foi reunida pelos editores da Rolling Stone baseada em duas extensas pesquisas. Em 2004, a Rolling Stone EUA solicitou a um júri de 162 pessoas uma seleção das melhores canções já produzidas. Em 2009, foi pedido a um grupo similar de 100 especialistas a escolha das melhores canções lançadas a partir dos anos 2000. Entre os ilustres eleitores, estão nomes como Yoko Ono, Ozzy Osbourne, Slash, Jakob Dylan, Lenny Kravitz, Will.i.am, James Hetfield e Lars Ulrich (ambos do Metallica), os produtores Rick Rubin, Butch Vig e integrantes do Coldplay, Strokes, Rage Against the Machine, Devo, Ramones, Black Crowes e Kings of Leon.

Algumas características interessantes podem ser apontadas a partir da seleção de 500 canções. Beatles foi a banda com mais músicas na lista (23), seguida por Rolling Stones (14), Bob Dylan (13), Elvis Presley (11), U2 (8), Beach Boys e Jimi Hendrix (7 cada). O ano que gerou mais músicas da lista foi 1965. A década de 60, inclusive, foi responsável por quase 40% da listagem: 195 das 500 canções foram lançadas nos inesquecíveis “sixties”. Dos anos 70, foram escolhidas 131 faixas; por outro lado, apenas 27 músicas lançadas nos últimos dez anos entraram na compilação.

Além de trazer uma breve história de cada uma das músicas escolhidas, a edição especial apresenta informações técnicas, como compositores, produtores, posição máxima alcançada na parada norte-americana de singles e quantidade de semanas que permaneceu na lista dos “100 mais”. Embalando a leitura, mais bônus exclusivos: artistas e produtores selecionam seus top 10 pessoais, além de discorrerem sobre a difícil arte de compor a canção perfeita.

Abaixo, você confere a lista com as 25 primeiras canções:
1. “Like a Rolling Stone” – Bob Dylan
2. “(I Can’t Get No) Satisfaction” – The Rolling Stones
3. “Imagine” – John Lennon
4. “What’s Going On” – Marvin Gaye
5. “Respect” – Aretha Franklin
6. “Good Vibrations” – The Beach Boys
7. “Johnny B. Goode” – Chuck Berry
8. “Hey Jude” – The Beatles
9. “Smells Like Teen Spirit” – Nirvana
10. “What I’d Say” – Ray Charles
11. “My Generation” – The Who
12. “A Change is Gonna Come” – Sam Cooke
13. “Yesterday” – The Beatles
14. “Blowin’ in the Wind” – Bob Dylan
15. “London Calling” – The Clash
16. “I Want to Hold Your Hand” – The Beatles
17. “Purple Haze” – The Jimi Hendrix Experience
18. “Maybellene” – Chuck Berry
19. “Hound Dog” – Elvis Presley
20. “Let It Be” – The Beatles
21. “Born to Run” – Bruce Springsteen
22. “Be My Baby” – The Ronettes
23. “In My Life” – The Beatles
24. “People Get Ready” – The Impressions
25. “God Only Knows” – The Beach Boys

Rolling Stone – 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos – Internacionais
Spring Publicações
128 páginas
R$ 19,90
Formato: 20,5 cm X 27,5 cm
Distribuição nacional

Fonte: Rolling Stone Brasil

« Joe Perry regrava clássico natalino de Chuck Berry
Ozzy sugere que Lady Gaga dê tempo em carreira »

Categorias

Revistas

Tags

Comentários

1 Comment

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Eduardo Cometi. Eduardo Cometi said: RT @redutodorock: 500 maiores músicas internacionais de todos os tempos: http://redutodorock.com.br/redutodorock/site/?p=7601 [...]


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio