DNA de Ozzy tem fragmentos de homem de Neandertal

outubro 26th, 20106 Comments »Última Atualização: outubro 28, 2010

Ozzy Osbourne (à esquerda) tem parte do DNA de Neandertal (reconstituição à direita)

Ozzy Osbourne possui em seu DNA fragmentos de Neandertal e é, por parte de mãe, primo do Czar russo Nicolau II, do Rei George I e de habitantes da Roma antiga.

Essas curiosas constatações foram feitas após a análise do material genético do o ex-vocalista da banda Black Sabbath que, este ano, depois de uma vida de muito sexo, drogas e rock’n’roll, pediu que seu DNA fosse seqüenciado e analisado em nome da ciência.

Aos 61 anos, ele desejava saber como sobreviveu após tantos abusos, especialmente de substâncias ilícitas. Ozzy procurou então a empresa americana Knome, que trabalha com projetos privados ou pesquisadores que desejam, por exemplo, compreender melhor alguma doença. O seqüenciamento e análise de DNA custam US$40 mil e levam cerca de três meses para ficarem prontos.

“Analisando o DNA do Ozzy, encontramos um fragmento pequeno de Neandertal no cromossomo 10”, explicou à INFO Online Nathan Pearson, diretor de pesquisa da Knome. “É apenas um fragmento de três mil, quatro mil bases. Ele não contém nenhum gene, porém está muito próximo ao gene envolvido na construção da retina. Essa proximidade pode significar que as bases desse fragmento possam de alguma forma ajudar a retina”, diz.

O homo neanderthalensis foi uma forma de hominídeo que conviveu com o homo sapiens entre 270 mil e 440 mil anos atrás e desapareceu há cerca de 30 mil anos. Ele possui o mesmo ancestral que deu origem ao homo sapiens (o homem moderno) e recebeu este nome em homenagem ao local em que o primeiro exemplar foi encontrado – o vale de Neander, na Alemanha.

“Os Neandertais viveram na Ásia e Europa e, até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que havia simplesmente desaparecido”, diz Pearson. No entanto, recentemente, pesquisadores alemães conseguiram seqüenciar seu genoma e descobriram que esses hominídeos provavelmente acasalaram com os humanos, pois foram encontrados traços de DNA Neandertal em pessoas na Europa e Ásia. “No Brasil a população também deve conter DNA Neandertal, já que o país é uma grande mistura e há muitos desentendes de europeus e asiáticos”, diz Pearson.

Mas voltando a Ozzy, outras descobertas se mostraram também interessantes após o seqüenciamento e análise de seu DNA. “Olhamos também o DNA mitocondrial de Ozzy, que é muito mais fácil de ser analisado”, conta o diretor. As mitocôndrias são organelas celulares que possuem material genético próprio. O DNA mitocondrial é herdado apenas da mãe, nunca do pai. “Por isso, ao olhar para esse material, vemos da onde a avó, da avó, da avó, da avó de sua mãe veio. No caso, Ozzy possui um DNA mitocondrial tipo T-2, muito raro na Europa”.

Como o DNA da mitocôndria é somente do lado materno, é possível traçar relações de parentesco com alguns outros grandes nomes que também tiveram esse material analisado. “Ozzy agora sabe que tem como “primos” por parte de mãe Jesse James, alguns dos habitantes que morreram em Pompéia, o czar russo Nicolau II…”, explica Pearson.

E para aqueles que acreditam que o DNA Neandertal possa ser responsabilizado pela aparente invencibilidade de Osbourne – ou algumas outras características incomuns do cantor – fica o aviso: os fragmentos desses hominídeos encontrados em humanos são tão pequenos que, provavelmente, não têm efeito significativo. “Pode ser, é claro, que os Neandertais nos tenham dado algo importante. Mas isso ninguém sabe ainda. O que se sabe é que não dá para olhar para alguém e dizer, por exemplo, ‘sua sobrancelha é Neandertal’”, diz Pearson.

Para quem ainda duvida, vale dizer também que o fundador da Knome, George Church, geneticista e professor da Universidade de Harvard, tem três vezes mais DNA de Neandertal do que o Ozzy. “Surpreendente não? Á primeira vista, quem você acharia que é mais Neandertal: o roqueiro ou o cientista?”, diz Pearson.

Fonte: Info Online

« Exposição mostrará discos que inspiraram Elvis
Metallica lança novo EP com gravações da turnê pela Oceania »

Categorias

Geral

Tags

6 Comments

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Marisa ♫ , Davi Reis, natália leone., Eduardo N. Camargo, Reduto do Rock and others. Reduto do Rock said: DNA de Ozzy tem fragmentos de homem de Neandertal (leia matéria completa): http://bit.ly/aQEX3T [...]
  2. Carolina disse:
    Não vi nem uma diferença entre as 2 fotos…
  3. livia costa disse:
    !!
  4. er666ik disse:
    se e ñ sey so sei q ele e very fuck!!!!!!
  5. er666ik disse:
    qwen ñ curte o som dele ou ñ o conhece e uma ameba e ñ sabe oq e viver….. long live heavy metal!!!!!

Notícias em tempo real ▼

Principais Festivais no Brasil ▼

  • Lollapalooza:
    19 days atrás,
  • Rock in Rio (aguardando a confirmação das datas):
    em 1 year, 4 months, 6 days

Apoio ▼

   
   

Categorias ▼