Versos de Renato Russo continuam a conquistar os jovens

setembro 21st, 20101 Comment »Última Atualização: setembro 21, 2010

23/11/93 - Legião Urbana - Foto: Tasso Marcelo/AE

O grupo composto por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá se desfez em 1996, com a morte por Aids do vocalista e seu principal compositor, Renato Russo. Catorze anos após a perda do grande poeta e mentor do Legião Urbana, as canções permanecem embalando a juventude, como hinos de protesto ou de romances.

Uma recente pesquisa da marca de serviços para internet Ovi by Nokia aponta que a banda é a campeã de downloads no País. Quando a banda estava em seu auge, ainda nem se havia chegado à fase da popularização da internet; ainda assim, como evidenciam os números, o sucesso se perpetuou com a geração seguinte. Os discos do grupo, que fez seu primeiro show em 1982, ainda estão entre os mais vendidos em sua gravadora, a EMI Music. A banda vende cerca de 20 mil cópias por mês, segundo o gerente de marketing da EMI, Luiz Garcia.

Isso é um feito e tanto, em um mercado fonográfico cada vez mais diminuto devido à pirataria e ao comércio de músicas online. Para tanto, nem é preciso uma ação de marketing forte. “É mais fácil vender o Legião do que qualquer outro. De vez em quando fazemos campanha de preço, dispondo de três CD’s a preço de dois. Mas nem precisa tanto. Entre artistas que já não produzem inéditas, só os comparo aos Beatles, que também vendem sem precisar de esforço”, afirma.

Entre os autores que mais arrecadaram com execução pública de suas obras, Renato Russo ocupa a 43ª. posição, à frente de nomes como Seu Jorge e o também já falecido Dorival Caymmi, segundo dados de 2009 do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Relançamentos e novidades

De carona neste interesse permanente do público, incluindo aí jovens que não chegaram a conhecer Renato em vida, a gravadora pretende lançar na segunda quinzena de outubro dois grandes projetos. O primeiro deles é o relançamento dos oito discos de estúdio da banda, que também serão comercializados em uma caixa branca, em formato de luxo – como foi feito com a discografia dos Beatles.

O segundo “presente” que os fãs do Legião aguardam para o mesmo mês é a chegada ao mercado dos vinis. “Os dois últimos trabalhos deles já haviam sido lançados apenas em formato compact disk. Vamos relançar tudo em LP, que é um produto muito bonito. Tem gente que nem tem toca-discos em casa, mas compra LP pelo valor simbólico, como decoração mesmo”, diz o gerente de marketing da gravadora. Estão de fora do projeto as coletâneas, discos ao vivo e o mais vendido até hoje, o Acústico MTV (com 1,5 milhão de cópias), de 1999.

Os vinis ainda não têm preço estimado, mas devem custar bem mais do que R$ 50, pelo alto custo de produzi-los atualmente. Manterão a foto original da capa, mas vão trazer textos inéditos, fotos e uma gramatura de 180 graus, bem maior do que os modelos antigos, o que imprimirá maior qualidade sonora.

Lançamentos no cinema

Dois filmes estão sendo produzidos. Um deles, Somos tão jovens, contará a formação da banda, no começo dos anos oitenta, em Brasília, até o primeiro show já como o Legião Urbana. Sob direção de Antonio Carlos Fontoura, o elenco ainda está sendo escolhido. Para o papel de Renato, dois atores foram cogitados: Thiago Mendonça (que fez o sertanejo Luciano em 2 Filhos de Francisco) e Caio Blat.

O outro longa é do brasiliense René Sampaio, e pretende narrar as aventuras de João de Santo Cristo, segundo a letra Faroeste Caboclo, uma das mais marcantes do rock nacional, com quase dez minutos de duração e nenhum verso repetido. Esta produção já se arrasta há quase cinco anos, devido a dificuldades de acordos entre o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, com os integrantes da banda. Ambos os filmes ainda não têm data prevista para estreia.

Quem está cuidando da produção da trilha sonora é Giuliano. Agora que completou 21 anos, ele tomou à frente dos negócios envolvendo o nome de seu pai. “Temos que tomar mais cuidado com a parte ideológica do Legião, pensar em fazer coisas legais para os fãs. Renato já falava que os fãs é que são o verdadeiro Legião Urbana. Qualquer lançamento neste sentido não deve ser pensado primeiramente no lucro”, afirma.

Site oficial:
www.legiaourbana.com.br
O site oficial, mantido pela gravadora, possibilita que todas as músicas sejam baixadas mediante pagamento. O internauta tem à disposição histórias, clipes e fotos.

Fontes: Reduto do Rock e Último Segundo

« Bianca Jhordão, do Leela, lança CD de projeto paralelo
Informações sobre os shows do Limp Bizkit no Brasil »

Categorias

Geral

Tags

Comentários

1 Comment

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Andressa Warken and Davi Reis, Reduto do Rock. Reduto do Rock said: Versos de Renato Russo continuam a conquistar os jovens: http://bit.ly/be36kU [...]