Editora Madras lança dois livros sobre o Pink Floyd

agosto 23rd, 20100 Comments »Última Atualização: agosto 23, 2010

A editora Madras lança dois títulos relacionados à icônica banda Pink Floyd. Formado na Inglaterra, o grupo participou de uma das grandes revoluções que o rock sofreu ao longo do tempo.

Em “Pink Floyd – Primórdios”, Barry Miles narra o surgimento do grupo. O autor foi responsável pelo primeiro artigo feito sobre os músicos, publicado em um jornal alternativo de Nova York, em 1966.

Depois deste primeiro contato, Miles continuou acompanhando o Pink Floyd, chegando a conhecê-los socialmente, e assistiu à ascensão do grupo, ao declínio de Syd Barrett e organizou alguns dos shows mais importantes deles.

No final da década de 1960, o rock começou a sofrer mudanças que dariam origem ao rock progressivo dos anos 70. Músicos ingleses começaram a inserir o seu gosto ao estilo, o que incluía música erudita, eletrônica, jazz e entre outros.

Incluindo sintetizadores, violinos, oboés e outros instrumentos às bandas, as novas músicas eram longas e complexas. Foi neste período que o Pink Floyd surgiu e se tornou um expoente desta vertente do rock.

Nascido no rock psicodélico em 1965, o grupo acabou chegando ao progressivo durante a década de 1970. Syd Barrett foi o fundador do grupo e compunha a maioria das músicas. Seus abusos com as drogas fizeram com que os colegas de banda o afastassem e o substituíssem por David Gilmour.

Gilmour assumiu completamente o lugar de Barret, tornando-se o líder do Pink Floyd. É neste período que os álbuns conceituais foram editados. “The Dark Side of the Moon” é desta época e é um dos discos mais vendidos de todos os tempos.

A banda terminou em 1985 entre processos judiciais, e os músicos só voltaram a se reunir 24 anos depois, no evento Live 8, em Londres.

O outro título, “Pink Floyd e a Filosofia”, aumenta a série que relaciona grandes ícones pop à filosofia. George A. Reisch analisa o comportamento dos músicos e a influência das drogas em suas canções, as mudanças ocorridas no perfil musical após as mudanças de integrantes e o perfil dos roqueiros.

As letras também são observadas. “Another Brick in the Wall”, integrante do álbum e do filme “The Wall”, é utilizada para debater como a força, o sadismo e a conformidade estão presentes na educação e seus efeitos nas crianças.

“Pink Floyd e a Filosofia” dedica ainda um capítulo à famosa sincronia do disco “The Dark Side of the Moon” com o filme “O Mágico de Oz”. Os membros da banda negam que tenha sido proposital, mas os fãs dedicam muito de seu tempo em descobrir novas semelhanças. O efeito ocorre ao iniciar o álbum quando o leão da MGM ruge pela terceira vez na versão em preto e branco do filme de 1939.

Pink Floyd – Primórdios
Autor: Barry Miles
Editora: Madras
Páginas: 240
Quanto: R$ 89,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Pink Floyd e a Filosofia
Autor: George A. Reisch
Editora: Madras
Páginas: 336
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Fonte: Folha

Fique ligado e participe das nossas promoções, clicando aqui!

« Cachorro Grande lota Comitê Club em São Paulo
Museu do Sintetizador por Pedro Pelotas »

Categorias

Lançamentos Livros

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio