The Doors ganha biografia com depoimentos e entrevistas

julho 19th, 20100 Comments »Última Atualização: julho 19, 2010

A rápida e bem sucedida tragetória do The Doors foi registrada em um novo livro, The Doors por The Doors. O autor Ben Fong-Torres teve acesso a arquivos dos membros ainda vivos e recompôs a história da banda com depoimentos, reproduções de entrevistas antológicas e textos do guitarrista Ray Manzareck, escritos para o volume.

No verão de 1965, na Universidade da Califórnia, os estudantes de cinema Jim Morrison e Ray Manzarek se conheceram e criaram uma banda. Morrison não tinha pretensões de ser um cantor, mas aceitou o convite de Manzarek para participar do grupo Rick and the Ravens. O futuro companheiro de banda ficou impressionado depois de ver a poesia de Morrison. O grupo acabou se separando, mas os dois juntaram-se a Robby Krieger e John Densmore, que tocavam juntos no The Psychedelic Rangers.

A formação original dos Doors estava ali. O nome para o grupo partiu do livro do Aldous Huxley, The Doors of Perception. Depois de tocarem em casas de show, assinaram um contrato com a Elextra records e tiveram o primeiro álbum lançado em 1967, com as principais canções que o grupo apresentava em sua época amadora.

Ao todo foram seis álbuns lançados, o último, L.A. Woman, foi finalizado pouco antes da morte do vocalista Jim Morrinson em julho de 1971 sob misteriosas circunstâncias. O cantor tinha sofrido alguns colapsos nervosos e recaído ao alcoolismo, depois das gravações, decidiu tirara férias com a namorada em Paris, onde morreu. Depois da tragédia, a banda chegou a lançar outras canções sem atingir o sucesso da era Morrison.

Em 1991, o grupo foi homenageado com uma cinebiografia dirigida por Oliver Stone e com Val Kilmer como Jim Morrison. Público e crítica receberam muito bem o filme, ao contrário dos membros remanescentes da banda, que consideraram Morrison retrado como um sociopata descontrolado. Kilmer ficou conhecido pela dificuldade em sair do papel após o término das filmagens.

Do início descompromissado ao fenômeno que até hoje continua a vender discos, a biografia The Doors por The Doors destrincha as razões para a banda ter se destacado entre as páginas da história do Rock mundial.

The Doors por The Doors
Autor: Ben Fong-Torres
Editora: Agir
Páginas: 432
Quanto: R$ 59,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

« Turnê Das Kapital aquece noite porto-alegrense
Lançamento do DVD "Rush: Beyond the Lighted Stage" »

Categorias

Lançamentos Livros

Tags

Comentários

Nenhum comentário