Reduto do Rock entrevista Pata de Elefante

julho 16th, 20101 Comment »Última Atualização: março 2, 2013

Muito provavelmente você já ouviu algum som deles ou ouvir falar bem deles. Eles venceram o VMB em 2009 na categoria “Instrumental”. Na Cidade, o último álbum, lançado em abril, já está na lista “30 melhores discos de 2010 até agora” do Votorama da MTV. Desde o lançamento na web, já foram mais de 70 mil downloads. Falamos da Pata de Elefante, banda de rock instrumental clássico de Porto Alegre/RS composta por Daniel Mossmann (guitarra e baixo), Gabriel Guedes (guitarra e baixo) e Gustavo Telles (bateria).

“Somos uma banda de rock clássico, nossas músicas tem partes definidas, valorizamos as melodias e, de um modo geral, a guitarra acaba fazendo o que o vocal faria. Sempre circulamos no mesmo nicho das bandas de rock com vocal e também no circuito instrumental, o que nos garante um abrangente campo de atuação. Não há desvantagens”, respondeu o baterista Gustavo quando questionamos sobre as vantagens e desvantagens de se tocar rock instrumental.

Leia abaixo a entrevista na íntegra que fizemos com a banda, e participe da promoção “Rock no campo e na cidade!” pra ganhar um CD Na Cidade da Pata de Elefante autografado! Não perde tempo, clique aqui! O Reduto do Rock faz 6 meses hoje, e quem ganha presente é você!

Confira abaixo nossa entrevista com o baterista Gustavo Telles.

Como foi o início da Pata de Elefante? Desde o princípio, a idéia foi de fazer algo instrumental?
Eu e Gabriel tínhamos um show pra fazer, iríamos tocar só músicas dos Rolling Stones.  Mas os dois caras que iriam tocar com a gente furaram poucas horas antes do show! Aí o Gabriel sugeriu de chamarmos o Daniel, pois os dois tocavam guitarra em uma banda de blues e rock chamada Montanha Azul. Eu o Daniel nos conhecemos em cima no palco! Quando começamos a tocar (e improvisar) sentimos que alguma coisa estava acontecendo, que o que estávamos criando ali naquela hora tinha “liga”! O público reagia pulando, dançando, alguns gritavam, até uivo se ouviu naquele noite (risos)! Aquela foi umas das melhores noites da minha vida, porque ali eu soube que tinha encontrado a minha banda! Bem, como o Gabriel e o Daniel são guitarristas por formação, eles se revezaram entre guitarra e baixo já neste primeiro show, devido à necessidade, pois alguém tinha que tocar baixo (risos)! E como este primeiro show foi instrumental e deu certo, decidimos seguir assim, nunca cogitamos a ideia de se ter um vocalista, porque nunca fez falta nenhuma. O fato que é a música instrumental se impôs e nós naturalmente aceitamos!

Como surgiu a idéia do clipe de Um olho no fósforo, outro na fagulha? (vídeo abaixo)
Depois de um show em São Paulo. No dia seguinte ao show, a Grace Luzzi (jornalista que trabalha conosco e que é namorada do Daniel) comentou comigo e com o Daniel: “pô, tinham uns caras na frente do palco que estavam cantando as melodias das músicas!”. E aí “acendeu a lâmpada” na hora (risos)! Nos tocamos que a idéia era óbvia, simples, muito boa e estava caindo de madura: nossas músicas são cantáveis, só não tem letras, mas as melodias podem ser cantadas! Assim começamos a pensar no roteiro!  E pretendemos lançar novos clipes em breve!

 O que é música instrumental de qualidade, para vocês?
A música necessita de concepção e de elementos certos na hora certa. A  música tem que emocionar, tem que ter entrega por parte dos músicos. E isso vale pra música cantada também.

Citem um músico que toque o mesmo instrumento pelo qual tem grande admiração.
- Gustavo Telles: Jim Gordon, baterista que foi um dos músicos de estúdio mais requisitados na virada dos anos 60 pros 70, tendo gravado com Beach Boys, Eric Clapton, John Lennon, George Harrison e Joe Cocker, entre outros.
- Gabriel Guedes: Júlio Cascaes, guitarrista da banda de rock instrumental Reverba Trio.
- Daniel Mossmann: Pete Townshend, guitarrista do The Who.

Qual o lugar mais exótico ou interessante em que vocês já tocaram?
Tocamos uma vez em Nova Prata/RS e o palco era uma pipa de vinho gigante aberta na frente. É bacana tocar dentro de uma pipa de vinho (risos)!

Links:
Site: www.patadeelefante.com
MySpace: www.myspace.com/bandapatadeelefante
Twitter: @patadeelefante

« Roger Waters diz que dividirá palco com Gilmour em turnê solo
Produtora seleciona bandas de abertura para show do vocalista do MxPx »

Categorias

Entrevistas Entrevistas Reduto Exclusivo!

Tags

Comentários

1 Comment

  1. xico disse:

    bah mto afu e entrevista
    parabens


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio