Remasterizados de Jimi Hendrix chegam às prateleiras nacionais

julho 11th, 20100 Comments »Última Atualização: julho 11, 2010

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5lVU2NRCIQk]

Neste mês, chegam às lojas nacionais quatro versões remasterizadas dos três álbuns lançados pela The Jimi Hendrix Experience, formação que, apesar da curta trajetória (de 1967 a 1969), deixou um legado intenso. São os álbuns Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968). E ainda First Rays of the New Rising Sun, mais um trabalho póstumo composto por 17 faixas, algumas delas registradas pouco antes da morte do guitarrista, aos 27 anos de idade. Os encartes dos quatro CDs em embalagem digipack contam com imagens raras, manuscritos originais de Hendrix e fotos de bastidores.

Além disso, há um minidocumentário em DVD, sobre o making of de cada um dos discos, dirigido por Bob Smeaton, responsável por Anthology, dos Beatles. Com cerca de 15 minutos cada, os DVDs contam com depoimentos de pessoas que acompanharam os processos de gravação, entre eles Chas Chandler, produtor e empresário do guitarrista; o engenheiro de som Eddie Kramer e os músicos da The Experience, Noel Redding e Mitch Mitchell.

Detalhes do documentário

Obstinação: os fãs também acabam tendo acesso a detalhes de bastidores, que revelam a obstinação e a humildade de Hendrix. “Não é à toa que ele era um guitarrista exímio. Fazia tudo tocando guitarra. Quando acordava, de manhã tocava antes mesmo de sair da cama e levava o instrumento consigo até quando ia ao banheiro. Praticava de oito a nove horas por dia”, conta Chandler, que dividiu um apartamento com Hendrix, em Londres.

Purple Haze: a genialidade do guitarrista fica assim ainda mais perceptível após uma olhada nos DVDs que acompanham os relançamentos. Diretamente do estúdio onde os discos foram gravados, o engenheiro de som, Eddie Kramer destrincha algumas canções, canal a canal, para mostrar detalhes que, muitas vezes passam despercebidos mesmo aos ouvidos mais atentos. Como, por exemplo, o coro de Hendrix, Redding e Mitchel entoando as palavras purple haze, durante boa parte da canção que leva o mesmo título, presente no álbum de estreia, Are You Experienced.  Veja a música interpretada pelo trio, no vídeo acima.

Are You Experienced: de acordo com o empresário e produtor, Hendrix era bastante acessível quanto a moldar sua sonoridade em prol de um caminho mais comercial, ao mesmo tempo que não abria mão das experimentações: foi ideia dele gravar uma base de piano de uma nota só (uma oitava de lá em bemol) durante a canção “Are You Experienced”, em que Hendrix chega ainda a solar de trás para frente. “Ele pedia para levar as fitas das gravações para casa e treinava os solos de maneira que soubesse como iam soar ao contrário”, revela Kramer.

Wind Cries Mary: A sintonia de Redding e Mitchell com o guitarrista também fica evidente quando Chas Chandler revela que a balada Wind Cries Mary foi gravada em pouco mais de 20 minutos, bem no fim de uma das sessões. Ouça e veja abaixo.

[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=rf-Mtd2A1DI]

Fonte: Caderno G (Gazeta do Povo)

« Galeria do Rock comemora 13 de julho com shows e outras atividades
Eddie Vedder anuncia pausa do Pearl Jam »

Categorias

Filmes & Documentários Lançamentos

Tags

Comentários

Nenhum comentário