The Runaways: Rock feito por mulheres

janeiro 27th, 20100 Comments »Última Atualização: janeiro 27, 2010


C
herie Currie chocou a América, subindo ao palco usando meias 7/8, ligas e corpetes justos. Ela foi a vocalista principal da banda de rock feminina The Runaways (As Fugitivas, em tradução ao português), um grupo com performances cheias de atitude e letras explicitamente sexuais.

Em 1976, parecia que a América ainda não estava pronta para cinco adolescentes que tocavam seus próprios instrumentos e cantavam abertamente sobre sexo. Mas Currie não se importava. “Nós realmente acreditávamos que garotas poderiam tocar Rock and Roll,” ela diz. “Sabíamos que estávamos indo rumo ao desconhecido. Tínhamos que enfrentar uma luta diária, especialmente com um monte de bandas masculinas que não nos levavam a sério”. Ela dá uma longa gargalhada. “Eu olho para 30 anos atrás e ainda não consigo acreditar.”

A trajetória da banda está para ser imortalizada no filme The Runaways, que estreia no Sundance Film Festival este ano e é parcialmente baseado nas brutalmente honestas memórias de Currie, “Neon Angel”. Kristen Stewart, do famoso filme Crepúsculo, faz o papel da guitarrista Joan Jett, enquanto Currie é interpretada por Dakota Fanning. “Vê-la me interpretar é incrível demais,” diz Currie, que foi uma visitante freqüente no set.

Saiba mais sobre The Runaways..

Formação: a idéia inicial de criar uma banda só de garotas foi de Kim Fowley, um empresário procurando pelo próximo grande sucesso. Assim ele apresentou a baterista Sandy West à guitarrista Joan Jett, chamou a baixista Micki Steele e a compositora Kari Krome e, ao final do ano de 1975, estava formada a banda.

Primeiros shows: as primeiras apresentações foram na Califórnia. Entraram a guitarrista solo de 16 anos Lita Ford e a cantora principal Cherie Currie. A baixista Micki Steele deixou a banda, sendo substituida por Jackie Fox. Com essas mudanças a banda atingiu grande sucesso.

Cherry Bomb: gravaram pela Mercury Records seu disco de estréia, The Runaways. Do disco saiu o sucesso Cherry Bomb, e a banda saiu em turnê nos EUA, sempre com ingressos esgotados. Na mesma época, fizeram a abertura de shows de bandas já consagradas, como Van Halen.

Turnê mundial com Ramones: Em 1977, lançaram Queens of Noise e veio a turnê mundial. Jackie Fox deixou a banda e Joan Jett assumiu os baixos temporariamente, que foram depois ocupados por Vickie Blue.Cherie Currie deixou a banda, e Joan Jett, que fazia a segunda voz, assumiu o vocal principal. A banda gravou seu terceiro álbum de estúdio Waiting For The Night e começou uma turnê mundial com os Ramones.

Desacordos: Em 1978, desacordos fizeram o grupo romper com a gravadora e contratar um novo empresário. A baixista Vickie Blue deixou o grupo, sendo substituida por Laurie McAllister. Gravaram então seu último álbum And Now… The Runaways. A banda acabou oficialmente em 1979, por causa de problemas internos e externos. Haviam muitas críticas da imprensa estadunidense, em relação à atitude das garotas. Existiam também a constante troca de integrantes e indecisão sobre qual sub-gênero do rock seguir. Joan Jett, guitarrista base, preferia o punk, enquanto Lita Ford tinha preferência pelo Heavy Metal.

Fonte: Guardian

« Nei Lisboa fala sobre identidade musical e novas composições
Fender lança smartphone estilizado »

Categorias

Filmes & Documentários Lançamentos

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio