Livro traz curiosidades sobre primeiras bandas de Rock no Brasil

janeiro 26th, 20100 Comments »Última Atualização: julho 17, 2013

O pesquisador musical Nélio Rodrigues foi buscar nos arquivos do Rock nacional as histórias para seu mais recente trabalho, o livro Histórias Perdidas do Rock Brasileiro Vol. I, lançado pela editora Nitpress. Neste primeiro volume o livro traz curiosidades sobre bandas que ajudaram a criar o Rock no país, como Os Selvagens, grupo formado nos anos 60.

Nélio Rodrigues também é autor dos livros “Os Rolling Stones no Brasil” e “Sexo, Drogas & Rolling Stones”, este último em parceria com José Emilio Rondeau.

O rock brasileiro adquiriu destaque a partir dos anos 80, com a afirmação de bandas como Blitz, Paralamas, Legião e Titãs. No entanto, quando se olha um pouco mais para trás, fala-se de Jovem Guarda, Mutantes, Secos e Molhados e outros poucos. Nos anos 60, os bravos guerreiros do rock já empunhavam suas guitarras e eram combatidos à esquerda e à direita. Os cabeludos eram, para a sociedade, apenas como um grupo de alienados que ameaçavam a sagrada família. Aliavam-se a uns e outros a precariedade do equipamento nacional, o desinteresse das gravadoras e as dificuldades de arranjar um palco. Histórias Perdidas trata das táticas que eles usavam para mostrar que, além de amar os Beatles e os Rolling Stones, o importante era fazer um som.

Trecho: “Em Copacabana, os Selvagens se apresentaram num amplo terraço que se estendia como uma marquise sobre o andar térreo. Uma multidão se aglomerou diante da loja, bloqueando inteiramente a calçada e arte da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Deu-se um nó no trânsito. Buzinas, gritos, aplausos e o som alto dos amplificadores reverberavam como uma massa sonora indistinta entre os muros de prédios da importante artéria do bairro. Caos total”.

Mais informações, clique aqui.

Fontes: Território da Música, Blog Ié-ié

« Depois de anunciar pausa, The Killers cancela shows em turnê
Scorpions anuncia fim com lançamento de disco e turnê de despedida »

Categorias

Livros

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio