Janis Joplin pode ganhar cinebiografia

janeiro 26th, 20100 Comments »Última Atualização: janeiro 26, 2010

Fernando Meirelles recebeu um convite para comandar um longa-metragem sobre a vida da cantora Janis Joplin. Apesar de ainda não ter assinado o contrato, o diretor é confirmado no projeto.

Há tempos se fala na realização de um novo filme sobre a trajetória de Joplin.

O filme do cineasta brasileiro nada tem a ver com Gospel According To Janis, projeto que vem sendo cogitado desde 2006, com Zooey Deschanel, atriz de 500 Dias com Ela e cantora do duo She & Him. “Jamais havia ouvido falar [desse projeto]“, disse o diretor. Fernando Meirelles conferiu um pré-roteiro, mas trabalhará muito nele ainda.

Não há confirmação de nomes para o elenco ou data para início das filmagens.

Janis Joplin já teve sua história contada em um longa-metragem. Bette Midler foi a escolhida para ser a protagonista de A Rosa, de 1979.

Saiba mais sobre Janis Joplin..

Janis Lynn Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1943. Ela cresceu ouvindo o blues de Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Após concluir o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.

Joplin mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, arruinando sua saúde.

Após retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Porém, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior. O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música Ball and Chain e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.

Quando saiu da banda, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas Me and Bobby McGee (de Kris Kristofferson), e Mercedes-Benz, escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-7JVxE2SYxo]

« Scorpions anuncia fim com lançamento de disco e turnê de despedida
Guns N' Roses: divulgado mapa dos assentos para show em SP »

Categorias

Filmes & Documentários

Tags

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio