Série Unplugged da MTV completa 20 anos

janeiro 22nd, 20100 Comments »Última Atualização: janeiro 22, 2010


N
o dia 21 de janeiro, comemorou-se os 20 anos que o primeiro programa da série “Unplugged” foi ao ar. Se a versão brasileira (Acústico MTV) serviu para reativar a carreira de muita gente boa, lá fora, ela serviu mais como uma “brincadeira” em que grandes artistas mostravam as suas canções em um formato mais intimista. Tudo bem, Eric Clapton vendeu milhões de discos ao redor do mundo com o seu “Unplugged”, mas ele pode ser considerado uma exceção. Até mesmo porque, a maioria dos programas das séries norte-americana e inglesa nem chegou a ser lançada em CD e DVD, bem diferente do Brasil.

A primeira edição foi com a banda Squeeze. Depois do Squeeze, mais de uma centena de artistas passou por estúdios entre os Estados Unidos e o Reino Unido para gravar os seus “Acústicos”.

Noel Gallagher
brigou com o seu irmão Liam no camarim e teve que subir ao palco e cantar todas as músicas na apresentação do Oasis. O Kiss seguiu o protocolo e tirou a maquiagem do rosto. Robert Plant e Jimmy Page voltaram a fazer um show completo depois de anos e anos. O R.E.M. gostou tanto da experiência em 1991 que, dez anos depois, voltou para comemorar a data. Grandes estrelas como Paul McCartney e Elton John prestigiaram o programa. Eric Clapton teve o maior êxito comercial de sua carreira. O Pearl Jam teve que tocar mais baixo e fez uma das apresentações mais memoráveis de sua carreira. Rod Stewart, ao lado do guitarrista Ron Wood, reativou metade do The Faces. Neil Young e Bob Dylan gravaram programas históricos e mostraram o que é “unplugged” de verdade. O Nirvana usou o programa para se despedir dos palcos em grande estilo. Tony Bennett foi, enfim, descoberto pelos jovens da geração MTV. Seal gravou o seu programa no Brasil. O Korn recebeu o seu ídolo Robert Smith, do The Cure, como convidado especial…

Inclusive artistas da América Latina (como a banda Los Tres e o cantor Charly Garcia) foram aos Estados Unidos para registrar as suas participações na série. Já os brasileiros gravaram os seus por aqui mesmo. Os Titãs, por exemplo, além de venderem mais de um milhão de cópias do CD, tiveram a carreira ressuscitada. Já os Paralamas do Sucesso investiram em lados B, e gravaram, talvez, o melhor programa da série brasileira.

Fonte: SRZD

« Radiohead passou por crise em gravação de último álbum
Keane vai lançar EP em maio »

Categorias

Geral

Comentários

Nenhum comentário


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio