It might get loud: a guitarra sob três diferentes óticas

janeiro 22nd, 20103 Comments »Última Atualização: fevereiro 3, 2011

Dirigido por Davis Guggenheim, o documentário It might get loud fala da guitarra sob a ótica de três mestres no instrumento com estilos bem diferentes: Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2, e Jack White, do White Stripes. O que mais tem agradado público e crítica é o fato de poder acompanhar os três conversando sobre suas experiências e a paixão que têm em comum.

Jack White: ele é o mais jovem. O filme inicia de forma espetacular: Jack em uma fazenda, martelando alguns pedaços de madeira, usando uma garrafa pequena de Coca-Cola, uma corda grossa de guitarra e acoplando um captador a tudo isso. O som é limitado, mas é muito original. Ele usa um slide com a distorção do amplificador e tira uns barulhos muito loucos, que parecem o gemer da vaquinha presente no segundo plano. O contexto rende uma cena engraçada e de perceptível sensibilidade.

The Edge: tem um arsenal de pedais de efeitos, entre os quais o eco se destaca. Coletando e misturando sons, ele se revela um mestre no estúdio. Fitas demo e locais dos primeiros ensaios do U2 mostram um pouco o processo de evolução da banda. A forma simples de tocar, combinada com os múltiplos efeitos é que faz o estilo ser tão único.

Jimmy Page: é o mago da guitarra, e claro, fica em evidência por sua experiência e estilo inigualáveis. No filme, ele volta a uma mansão onde o Led Zeppellin gravou o disco Led Zeppelin IV e mostra a sala em que colocaram a bateria de John Bonham para gravar When the levee breaks.

Voltando à história da “guitarra artesanal”, saibam que é possível construí-la sim, só requer um tanto de empenho. Que tal tentar? Divirtam-se!

 

Fonte: Reduto do Rock

« Keane vai lançar EP em maio
MTV e outros canais transmitem ao vivo show para vítimas do Haiti »

Categorias

Filmes & Documentários Guitarra Lançamentos Opinião

Tags

Comentários

3 Comments

  1. [...] A pouco tempo atrás uma amiga me passou uma sugestão de filme para download e prontamente tratei de conseguir, pois sei que as sugestões dela sempre são ótimas.  O filme sugerido era “It Might Get Loud”. “…Dirigido por Davis Guggenheim, o documentário fala da guitarra sob a ótica de três mestres no instrumento com estilos bem diferentes: Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2, e Jack White, do White Stripes. O que mais tem agradado público e crítica é o fato de poder acompanhar os três conversando sobre suas experiências e a paixão que têm em comum…” Post completo [...]

  2. José Euni disse:

    então, só baixando esse filme mesmo? eu vi o trailer ano passado, mas eu já imaginava que não passaria no Brasil… Que DROGA, hein Brasil!

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Reduto do Rock and Andréia Hewson, Reduto do Rock. Reduto do Rock said: Relembre: It might get loud: a guitarra sob três diferentes óticas http://redutodorock.com.br/redutodorock/site/?p=209 [...]


Festivais no Brasil

    Nenhum data presente

Apoio